Publicidade
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 13/12/2013 às 15h54
Minirreforma eleitoral não muda regras para 2014


ANGELO DE PAULA ANANIAS

CONSELHO DE ÉTICA
Na última quarta-feira (11), parlamentares escolheram o deputado estadual Marco Aurélio (PT) para vice-presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. O nome do deputado foi indicado pelos colegas Padre Afonso (PV), atual vice-presidente do conselho, Campos Machado (PTB) e José Bittencourt (PSD), e foi aprovado por unanimidade. O presidente eleito foi Hélio Nishimoto (PSDB), deputado por São José dos Campos, que recebeu cinco dos nove votos possíveis.

HOMENAGENS
Na noite da última quarta-feira (11) a Câmara de Jacareí homenageou os policiais 'destaques no município em 2013'. O evento, que completou a sua terceira edição, foi criado através de Decreto Legislativo de autoria do vereador Itamar Alves (PDT) que premia os policiais destaques do ano e, outro decreto, de autoria de Rose Gaspar (PT), que concede a um policial da guarda civil e um agente da defesa civil do município, a Láurea de Mérito Profissional. Os Policiais Destaques homenageados nesta terceira edição foram: Jefferson de Oliveira Moura; Jorge Brasil de Souza Filho; Luci Ana de Godói Gouveia e Leandro Motta Morais. E, os profissionais que receberão a Láurea de Mérito Profissional foram Silas Lima Vieira e José Giudice de Faria, ambos da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.

E TEM MAIS...
Já nesta segunda-feira (16) a Câmara também prestará homenagem ao Líder Comunitário, cujo decreto também é de autoria do vereador Itamar, em sessão solene que começa às 19h. O evento homenageia cidadãos que participem de atividades em 'prol do bem comum', através de Pastorais, Organizações Não Governamentais, Entidades Filantrópicas, Associações de Moradores de Bairros ou aqueles que se destacaram em atividades de interesse da comunidade. Cada vereador indicou um homenageado. Entre os homenageados está Gilson Ferreira do Nascimento (o Gilson do Pitoresco), que aparece na televisão na publicidade da prefeitura do PT e é o nome apresentado pelo oposicionista Edgard Sasaki (DEM) para receber a honraria.

MINIRREFORMA ELEITORAL
A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei conhecida como minirreforma eleitoral (12.891/13). O texto, aprovado pelo Senado no fim de novembro, e publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira (12), teve cinco dispositivos vetados em quatro parágrafos. Um dos trechos vetados proibia, em bens particulares, a veiculação de propaganda eleitora com faixas, placas, cartazes, bandeiras, pinturas ou inscrições. Na justificativa para recusar a regra enviada ao Congresso a presidenta ressaltou que a medida "limita excessivamente os direitos dos cidadãos se manifestarem a favor de suas convicções político-partidárias".

MINIRREFORMA ELEITORAL  II
O texto sancionado proíbe, em vias públicas, propagandas eleitorais em cavaletes e afixação de cartazes, mas libera o uso de bandeiras e de mesas para distribuição de material, contanto que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos. A proposta também proíbe a substituição de candidatos a menos de 20 dias das eleições e obriga a publicação de atas de convenções partidárias na internet em até 24 horas. A regra vale já nas eleições do ano que vem. 

AVALIAÇÃO
Entre as 27 unidades federativas, o Amazonas é o estado mais bem avaliado pela população, segundo a pesquisa CNI Ibope. De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria, 74% da população local consideram o governo de Omar Aziz (PSD) ótimo ou bom. A aprovação da maneira como ele governa é ainda maior: 84%. A mesma pesquisa aponta que 75% dos entrevistados confiam no governador.  É a primeira vez que a CNI faz uma pesquisa abrangendo todas as unidades federativas do país. Também estão entre os governos mais bem avaliados os de Pernambuco, do governador Eduardo Campos (PSB), e do Acre, governado por Tião Viana (PT), com 58% e 55%, respectivamente.

PIORES
Os estados que tiveram as piores avaliações foram o Rio Grande do Norte, de Rosalba Ciarlini (DEM), aprovado por 7% da população, e o Distrito Federal, governado por Agnelo Queiroz (PT), aprovado por 9%. O Amapá, de Camilo Capiberibe (PSB), e o Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral Filho (PMDB), tiveram o mesmo índice de aprovação, 18%. O governo do Pará, de Simão Jatene (PSDB), é aprovado por 22% da população. A pesquisa CNI-Ibope foi feita entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro em 727 municípios. Para o levantamento sobre os governos estaduais foram feitas 13.412 entrevistas em todas as unidades federativas.

 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

14 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: