Publicidade
Quarta-feira, 12 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 19/10/2018 às 14h35
Mercenários da Moradia


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Em virtude dos ciclos migratórios internos e externos, evidentemente existe um déficit habitacional em grandes metrópoles brasileiras. No entanto, é preciso separar o joio do trigo, pois muita gente se aproveita do assunto para ganhar a vida indevidamente.

Prova disso é qualquer pesquisa de ocupação dos prédios populares subsidiados à população de zero a três salários mínimos. Nesses conjuntos habitacionais, mais de oitenta por cento das unidades foram transferidas por contratos de gaveta pelos contemplados.

Ou seja, constata-se que o felizardo talvez precisasse mais de dinheiro no bolso do que de moradia. Por tal razão, deve-se também desconfiar dessas ocupações promovidas com profissionalismo pelos autoproclamados movimentos sociais. 

Durante dezesseis anos de dinastia do proletariado, Jacareí não apresentou uma invasão sequer. Foi só trocar o governante de plantão para se evidenciar estranhamente na cidade um súbito déficit habitacional e surgir uma comunidade do tamanho de Canudos.

O intitulado Quilombo Coração Valente localiza-se entre o condomínio Mirante do Vale e o Clube Boa Vontade e tira o sono da ordeira população afonsina. Seus pretensos ocupantes não são escravos fugidos, mas gente de caminhonete bonita e modernos celulares à mão.

Esse povo de camiseta vermelha, com cartazes valorosos, gritos de guerra e bexigas festivas fez-se presente também na Câmara Municipal, em dia de sessão legislativa ordinária. Difícil mesmo é encontrar alguém lá no acampamento. Muito barraco vazio para inglês ver e silêncio.

Para cumprir ordem judicial de reintegração de posse, as autoridades locais confabulam, negociam, agendam, calculam riscos, ensaiam e hesitam, pois temem o pior. Presumem que a reação será inevitável e ponderam o drama humano de lado a lado.

A estratégia clássica do diálogo socialista que impera nos governantes desde 1985 precisa ser revista, pois se fossem sem prévio aviso pegariam os simuladores de calça curta. Encontrariam lá meia dúzia de gatos pingados. Caberiam todos em duas viaturas.

Até os reais ocupantes acionarem a turba por mensagens e os proselitistas voarem do ninho (Grande SP) com seus megafones grandiloquentes, a reintegração já estaria cumprida e consumada. A revolta ficaria do lado de fora, desmaiando tardiamente para fotógrafos e cinegrafistas.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: