Não está fácil entrevistar o filho brilhante Marcelo Zângaro Serrano. O músico popular jacareiense está muito solicitado e com agenda carregada pela diversidade de seu trabalho e sucesso que faz ao longo de quase 30 anos 'de estrada'.
Marcelo é um dos músicos nascidos e atuantes em Jacareí que mais tempo permanece em atividade. Sua fidelidade ao público e à região - atua em Jacareí, São José dos Campos, Guararema e Campos do Jordão - criou em torno de si número bastante qualificado de fãs que sempre comparece aos locais aonde ele se apresenta.
Graças também a um repertório romântico vasto e afinado com os fãs, Marcelo resiste às diversas transformações pelas quais passa o mercado artístico musical.
Segundo ele, a música como todas as artes passa por um momento bastante difícil em razão da tecnologia dos meios de comunicação que ajuda de um lado, mas é tremendamente prejudicial de outro. "Portanto, é preciso cuidado e muito profissionalismo para enfrentar a situação", diz.
O uso das diversas tecnologias deve ser comedido e muito bem aproveitado restringindo, sempre que possível, aos aparelhos básicos como amplificadores, microfones e, conforme o caso, iluminação para que o artista seja sempre o destaque. Marcelo já atuou com bandas, mas as dificuldades do mercado hoje reduziram em muito as oportunidades para esse trabalho conjunto.
Atualmente, a apresentação do artista jacareiense é mais do tipo 'voz e violão', pela versatilidade de poder atuar em vários locais e também de manter um repertório bastante amplo e diversificado.
Um lado positivo da crise é de que o público e o próprio mercado passaram a ser mais exigentes. O desafio, segundo ele, é entender exatamente o que as pessoas querem e procurar satisfazer todas as exigências.
Marcelo tem uma filha, Chiara Serrano, de 22 anos, que segue carreira musical. É casado com Leilane Palmeira Garcia.