Publicidade
Domingo, 09 de Agosto de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 06/03/2020 às 14h25
Mais da metade dos atuais vereadores deve trocar de partido em Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

DO PT PARA O PTB
O vereador Arildo Batista (PT) cumpriu a 'promessa' feita há cerca de um ano e deixou o PT. Prestes a completar oito anos consecutivos na Câmara Municipal, o parlamentar irá se filiar ao PTB, e se apresenta como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro. Arildo deixou oficialmente o PT na quinta-feira (5), quando se iniciou o prazo da chamada 'janela partidária'. Ele estava filiado havia cerca de 25 anos. Entregou uma carta ao presidente do PT em Jacareí, Aías Santana e formalizou o pedido de desfiliação junto à Justiça Eleitoral.

DANÇA DAS LETRINHAS
Em Jacareí, a 'janela partidária' que seguirá aberta até o dia 3 de abril deverá provocar outras mudanças nos partidos políticos. Segundo o Diário de Jacareí apurou, o atual presidente da Câmara, Abner de Madureira, deverá trocar o PL (antigo PR) pelo PSD. As vereadoras Sônia Patas da Amizade (PSB) e Márcia Santos (que já deixou o PV) estão a caminho do PL. Valmir do Parque Meia-Lua (DC) deverá retornar para o Democratas (DEM), enquanto Fernando da Ótica sai do PSC para se filiar ao Republicanos (antigo PRB). 

JANELA PARTIDÁRIA
Desde a última quinta-feira (5), os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo da chamada 'janela partidária' termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

JUSTA CAUSA
Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição). Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas. 

CALENDÁRIO
Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. No dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE. No mesmo mês, o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

CONVENÇÕES
Em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. No dia seguinte, a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno, que é o caso de Jacareí. A diplomação dos prefeitos e vices, além dos vereadores eleitos, deve ocorrer até 19 de dezembro.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

09 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: