Publicidade
Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 08/06/2018 às 14h46
Leitura para progresso de Jacareí


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Uma omissão imperdoável Monteiro Lobato não ter pertencido à Academia Brasileira de Letras. O convite tardio encontrou-o já desiludido das vaidades humanas.

Além de sua célebre obra adulta e infantil, o escritor de Taubaté é lembrado pela veia empreendedora e a frase patriota de singular sabedoria 'um país se faz com homens e livros'.

A correlação entre os indicadores mundiais de leitura e desenvolvimento humano (IDH) demonstra o acerto da sentença do pensador brasileiro acima mencionado.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, sigla em inglês) é o ranking mundial mais confiável de medição de grau de leitura, pois se baseia em provas objetivas aplicadas a estudantes.

As nações que lideram a lista são Cingapura, Hong Kong, Canadá, Finlândia e Irlanda. Todas elas também figuram entre os 25 povos mais desenvolvidos e com melhor qualidade de vida do planeta.

Nossa pátria está bem atrás. Figura na medíocre quinquagésima nona posição. Não por acaso, a classificação brasileira no IDH também é sofrível - apenas o 79º lugar. 

Até a escalavrada Venezuela, escarmentada por socialistas pouco maduros para conviver em democracia e prepotentes no manuseio das chaves da governança, está melhor que o Brasil. 

Essa vizinha que possui como ave-símbolo o corrupião sempre esteve à frente de nós nas provas do PISA e, por isso, mesmo com tantas dificuldades sociais, ainda figura acima do Brasil no IDH (71º lugar).

O PISA de 2015 revelou que 51% dos estudantes brasileiros com 15 anos de idade não conseguem ler e escrever de modo minimamente aceitável, e não possuem capacidade de interpretar os textos mais simples.

Pesquisa italiana comprovou que a mera leitura de Harry Potter é capaz de diminuir o preconceito contra homossexuais, pessoas de pele escura e imigrantes. A razão é a associação do enredo à solidariedade com minorias sociais, acreditam os cientistas.

Diante dos evidentes benefícios sociais elencados, a prefeitura de Jacareí deve ser parabenizada pela iniciativa de criar o projeto Cidade Leitora.

Entretanto, para o trabalho não cair no vazio, é indispensável implantar e pesquisar localmente os critérios do IDH para conferir os dividendos sociais gerados.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 JUN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: