Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 19/08/2016 às 09h52
Jota Carlos: gênio


RODRIGO ROMERO

Em 48 anos de carreira, de 1902 a 1950, José Carlos de Brito Cunha transformou o mundo, não só o Brasil, com o desenho. Jota Carlos, desenhista, empresário, foi o grande nome dos traços nos jornais e revistas. Há no YouTube dois documentários sobre este artista. Um de 2009, de 50 minutos, feito pelo bisneto, José Cunha.

Outro, concluído em 2015, de 30 minutos, realizado por Norma Bengell e finalizado por Silvio Tendler (Norma morreu em 2013 e não chegou a ver a produção pronta). Ambos retratam a trajetória de um expert em analisar o planeta e prever acontecimentos. Tive meu primeiro contato com J. Carlos exatamente ano passado, quando por acaso descobri o vídeo de Silvio Tendler na internet.

Meses depois, ainda vasculhava informações acerca do desenhista. Deparei-me com o do bisneto. Com depoimentos de chargistas como os irmãos Caruso, Cássio Loredano, Isabel Lustosa e do filho de Carlos, Eduardo (não sei se ainda está vivo), as duas obras exibem o colorido do carnaval em uma época em que 'as fotos eram tristes, mas a festa do Jota Carlos era deliciosa', diz Loredano.

Carlos 'previu' em charges, por exemplo, que a União Soviética ia ser destroçada. Ela acabou em 90 e a 'sorte' foi publicada em 49! Mais: em 19, após a Alemanha levar uma sova dos Aliados na Primeira Guerra (1914-1918), Jota rabiscou uma figura roliça que simbolizava os germânicos. A 'monstra' está presa e a legenda, pasmem, é a seguinte: 'Nós nos vingaremos! Em 15 anos teremos revanche!'

A II Guerra iniciou em 1939, não em 1934 como preconizou, mas que é espantoso, é. Não é exagero o que vem agora: Jota Carlos é maior do que Millôr Fernandes. Trata-se de comparação nada estranha? Ao contrário. Se você que me lê conhece o trabalho do 'Guru do Méier' deve imaginar e precisa conhecer urgentemente as obras de Jota. Millôr foi gênio. Isto é ponto-pacífico. Assim, Jota Carlos está acima disto.

Há alguns livros que reproduzem seus finos e delicados coloridos. Grande parte do acervo está nas mãos do Instituto Moreira Salles. Há o site www.jotacarlos.org pra você se divertir a valer com as ironias do homem que morreu (pasmem!) enquanto desenhava. Caiu sobre a prancheta aos 66 anos.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: