Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 10/06/2016 às 10h24
Jacareí na Olimpíada


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A passagem da tocha olímpica por Jacareí será um momento histórico. O registro perdurará para as futuras gerações que se dedicarem ao estudo da história local. Devemos permanecer atentos para a relevância da comemoração.

Já foram divulgados três ou quatro nomes que levarão a chama olímpica. São atletas e personalidades ligadas ao esporte afonsino. Todos escolhidos por seus relevantes méritos, notadamente o mestre Paulo Graça, que tem uma vida voltada ao desporto.

Honestamente, eu não gostaria de estar na pele dos organizadores. Na hora de se fazer uma lista assim é grande o risco de alguém importante ficar de fora. Foi o que ocorreu, anos atrás, na listagem dos cem melhores jogadores de futebol de todos os tempos, assinada por Pelé. O Rei incluiu o japonês Honda e não pôs Gerson, o Canhota de Ouro, o que gerou deblaterados protestos dos comentaristas especializados no esporte.

Eu sugeriria dois nomes: o jornalista Angelo Ananias e o fisioterapeuta Alexandre Mercadante. Ambos nutrem muito carinho pelo esporte e se dedicam incansavelmente ao crescimento de várias modalidades em Jacareí. Dos radialistas jacareienses que ganharam projeção nacional e elevaram o nome da cidade, Ananias é o mais recente. Seu veículo de comunicação oferece bastante espaço à divulgação do esporte amador e profissional. Mercadante, por sua vez, foi o responsável pela recuperação estratégica de muitos atletas imprescindíveis ao esporte de alto rendimento e prestou serviço voluntário por anos a fio ao rúgbi e ao basquete. Aliás, a clínica e o jornal chegaram a patrocinar este último, o que pouca gente destacada e torcedora da cidade teve coragem de fazer.

Em relação aos escolhidos, uma boa ideia seria realizar um concurso com várias opções disponíveis para voto pela internet, o que envolveria a população no clima da festa. Seja quem for, outra providência importante seria filmar todo o trajeto da tocha olímpica por Jacareí e guardar a gravação no Arquivo Histórico. Por fim, uma réplica oficial deveria ser adquirida para integrar o acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, unindo para a eternidade o nome de Jacareí aos Jogos do Rio 2016.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: