Publicidade
Quarta-feira, 03 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 22/07/2016 às 11h04
Jacareí gira a roda do mundo


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Há cerca de um mês, escrevi nesta coluna que os Jogos Olímpicos Brasileiros dependeriam do aval afonsino. A tocha passará apenas por cidades selecionadas e Jacareí jamais poderia restar de fora, como de fato não ficou, para sucesso do evento.

A letrista da música mais cantada do Brasil (Parabéns a Você) é de Jacareí. Embora seja pindamonhangabense a querência de Bertha Celeste Homem de Melo, foi em Jacareí que ela se radicou e se inspirou para compor, em somente cinco minutos, com genial simplicidade, os encantadores versos panegíricos aos aniversariantes.

A fulguração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil também tem o dedo de Jacareí no nascedouro, pois daqui a imagem foi lançada no Rio Paraíba. No entanto, não só a religiosidade brasileira muito deve à nossa urbe; a soberania, também. O Grito de Independência só não saiu rouco e gripado porque nossa participação se revelou fundamental, pela generosidade do mendigo que emprestou seus andrajos para o desfaçado príncipe não umedecer as vestes reais na travessia do rio.

As tradições mavórticas afonsinas igualmente sobressaíram na História do Brasil. Não há soldados mais destemidos que os nativos. Na Segunda Guerra Mundial, a decisiva participação brasileira foi composta majoritariamente por heróis jacareienses. Na Guerra do Paraguai, mesmo crivado de balas, o Corneteiro João José de Jesus só silenciou o instrumento depois de garantida a vitória na Batalha do Tuiuti, façanha que assombrou até o comandante mais Caxias, General Luís Alves de Lima e Silva.

Se não bastasse a destacada preponderância afonsina ao apontar a senda da ordem e do progresso ao entrecho da Pátria, é preciso ainda salientar que as glórias de Jacareí extrapolam os limites nacionais. A saber, por exemplo, que, de cada oito Coca-Colas consumidas mundo afora, uma saiu da fábrica do Rio Abaixo.

Fui viajar, logo senti saudade e voltei pela Dutra. Meu jipe sujo transpôs o outeiro das Chácaras Reunidas Igarapés e avistei a cidade. Embora fosse meio-dia, fui obrigado por lei a acender o farol. Foi bom para ver a verdade claramente: Jacareí gira a roda do mundo.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: