Há dezessete anos titular de promotoria de justiça dotada de relevantes e numerosas atribuições, observo fatos e aprendo como funcionam justiça, política e economia em Jacareí, e a cada dia me convenço mais de que nossa estimada e antenada cidade, inequivocamente vocacionada ao progresso, é soldado fiel dos rumos trilhados pelo Brasil.
O aparelhamento testemunhado em esfera federal durante administração lulopetista replicou-se na dinastia do proletariado, por exemplo, na cessão de recursos financeiros e humanos municipais para estruturação e execução de serviço estratégico estadual de interesse direto, com potencial de influir em decisões fundamentais de controle e fiscalização.
A tão decantada eficiência administrativa municipal de nada serviu quando veio a crise. Jacareí descobriu-se impotente, a propaganda era maior que a competência de governar sem cobre. Uma multidão de desempregados enfeitou o Natal, o holerite do funcionalismo parecia folha de pagamento de time carioca, secretário nu pela repartição e até a germinante fábrica chinesa subitamente hibernou.
Igualmente, o declínio político e a desintegração do ilusório monopólio ético da esquerda em âmbito nacional tiveram reflexo imediato nas urnas afonsinas, que destronaram os eternos faraós da dinastia do proletariado e investiram na renovação burguesa como proposta de arejamento do cenário social e retomada desenvolvimentista.
O crebro leitor sabe que raramente nomeio bois. Identifico gente na coluna só em homenagem. Prefiro expor ideias, não pessoas. Muita suspeita surge em véspera de eleição, mas o calendário é inoportuno para caçar ratos. Entusiasmo e cautela devem caminhar de mãos dadas para não se gerar grave injustiça.
O panorama atual diverge. Não esperaram o encerramento da legislatura para desnudar a farsa. Quem nem sequer corria risco teve hombridade de romper o silêncio. Encontrou o corajoso e justo Sérgio Moro e se inspirou no exemplo. Uma centelha de luz é capaz de triunfar sobre um turbilhão de trevas. Todo mundo sabe, porém sempre faltou a prova. Ela agora começa a surgir, com mais gente disposta a contar sua verdade comprometedora.
Já que o assunto é entre homens de Deus, queira o Pai Celestial ver nossa Jacareí logo conhecida como a Curitiba do Vale do Paraíba.