Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 21/06/2019 às 14h40
Geladeira ‘quente’ do saber


BENEDITO VELOSO

Depois de participar em São José de recém criada escola que forma empreendedores, Tânia Draschi resolveu realizar projeto que vinha maturando havia tempo. Na verdade - ela explica - "era um sonho que eu não sabia por onde começar; não tinha ideias não tinha dicas, nada". No curso, ela aprendeu formas de tirar a ideia do papel e torna-la realidade. 

Assim, nasceu a 'Geladeira do Saber'.  Inciativa com objetivo de fomentar o gosto pela leitura de forma lúdica e amena. Em pouco tempo o projeto transformou-se em sucesso não apenas em Jacareí, mas na região e também em outros estados.

Se você for ao Parque da Cidade curtir uma linda manhã de sol, vai ver uma unidade logo na entrada. Pode pegar um livro para ler ali mesmo no parque e, se quiser, pode levá-lo para casa sem qualquer burocracia. A única condição não exigida, que fica a critério de sua consciência, é devolver o exemplar depois de lido para que outro possa aproveitar a oportunidade. 

Em pouco tempo, a Geladeira do Saber foi consolidada. Tânia começou por pedir geladeiras inservíveis, das quais são retirados os motores. Recuperada a carcaça, a peça torna-se uma prateleira propícia para abrigar cerca de 500 livros.

Uma surpresa agradável foi quando, dia destes, o voluntário Waldir Capucci chegou para abastecer a unidade do Parque da Cidade não conseguiu; um anônimo, havia, ele próprio, reabastecido as prateleiras com exemplares de primeira linha e ainda sobrou.

Tânia não tem dúvida de que a Geladeira tenha reconduzido muitos à leitura, mas, principalmente tem feito que tantas outras adquiram esse hábito tão essencial ao desenvolvimento, cultura e 'saúde' humanos. Sim, já é aceito unanimemente pela medicina, que ler é das melhores e mais acessíveis formas de evitar, retardar ou estancar a temível doença de Alzheimer. 

Só isto já vale o projeto.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: