Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 27/09/2019 às 13h33
Essa Admirável Turma do Barulho


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Realizou-se, na última segunda-feira (23/9), reunião noturna extraordinária, na Câmara Municipal de Jacareí. A pauta calorosamente discutida foi o projeto de reformulação da lei afonsina do silêncio.

Estiveram presentes dois vereadores, representantes da 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Jacareí, autoridades municipais que comandam as equipes de repressão à balbúrdia, donos de bares (dentre eles, o lendário Luiz do Santo Copo) e músicos nativos de renome (como o sempre atual Marcelo Serrano).

Enquanto os juristas criticaram a técnica legislativa, os parlamentares defenderam o projeto até nos defeitinhos de charme, pois exaltadas foram também suas emendas, que não param de chegar.

Os músicos miraram-se no exemplo do Clube da Esquina e pleitearam um projeto de lei específico, espelhado no arcabouço normativo belo-horizontino, para regulamentar a atividade e o nível sonoro dos bares com apresentações ao vivo.

Os donos das tavernas queixaram-se de renitentes e constantes episódios de abuso de autoridade por parte da fiscalização. Entre lágrimas, confessaram-se inseguros e lamuriaram como é árduo empreender sob asfixia estatal.

Sobrou até temporal de críticas para os festivais municipais do pastel, do bolinho caipira e da cerveja, que subtraem a clientela desses que teimam em pagar pesados impostos, para ganhar a vida na corda bamba.

A fiscalização e a guarda municipal conferiram indiretamente razão aos musicistas e seus mecenas - afirmaram que a ampla maioria das denúncias telefônicas sobre perturbação de sossego não provem de partituras executadas nos botecos da cidade.

Todos saíram do evento convictos em não deixar o samba morrer e nem mesmo acabar. A música ao vivo é cultura e ajuda também a manter movimentado o centro da cidade, contribuindo com alegria e segurança para a sociedade.

Dois dias antes, houve a festa de inauguração do mais novo pet hotel e creche canina de Jacareí, na Avenida Edouard Six. Lá os melhores amigos do homem se hospedam com segurança, conforto, muito espaço e vasto gramado.

Tem até uma salinha com tevê para os peludinhos ambientados em apartamento! Por enquanto, embora ao lado de hospital, os vizinhos não se queixaram de latidos.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: