Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 20/01/2017 às 09h47
Do Sacro ao Profano


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O albor católico raia com a missa da velha guarda, na igreja matriz. Rápida, purificante e discreta (sem grandes exigências aeróbicas e ditirambos), energiza os pecadores para uma excelente jornada ao restante do dia.

Descer a larga escada de pedras eternas ao final do culto e atravessar a Praça Anchieta é mergulhar numa viagem de pura imaginação, regressando aos séculos acumulados na pilha do tempo. Pena que o pipoqueiro e as pombinhas não estejam lá. Só chegam mais tarde.

Parar na banca, encontrar algum conhecido, tudo pertence ao prazeroso ritual. Como eu quero estar informado, compro o Diário de Jacareí. Além dele, também um jornal que fala só de futebol. Para que procurar notícia ruim num dia que começa tão bem?

Enrolo os periódicos debaixo do braço e prossigo em direção à padaria da esquina, o senadinho de Jacareí. Outrora ponto de encontro da 'nomenklatura', ainda é possível encontrar por lá, entre pingados e médias, uma ou outra figura proeminente da finda dinastia do proletariado, saudosa do tempo em que cafuné na cidade era feito com mãos de ferro.

Seguindo o frágil calçamento, é tentador o impulso de descer a Rua Coronel Carlos Porto, mas a livraria ainda está fechada a essa hora e a Loja Massud não existe mais. Cá entre nós, perdeu a graça. Prezado leitor, anote a seguinte profecia - algo me diz que, futuramente, a revitalização do centro terá de começar por ali.

Então, o jeito é virar à direita, na Rua Lucinda Pires, curta travessa que liga a esquina da padaria à Rua Alfredo Schurig. . Lucinda, sou suspeito. És minha rua preferida, a mais charmosa, onde bate o coração afonsino. Para apreciar todas as tuas belezas, basta ter olhos preparados para te enxergar.

A Rua Lucinda Pires não é para qualquer um. Tem vestibular para escolher os apreciadores. Muitos desistem no umbral, guarnecido por uma fileira de mendigos dormitando sob a marquise da imponente loja de peças íntimas encarnadas e ferramentas eróticas. Doravante, o clima esquenta e as emoções afloram. Por enquanto, até semana que vem. Use a imaginação, hierofante leitor.

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Daniel Rosa   4 anos atrás
Conheci o Senadinho na "Suíça Brasileira",agora o ex calçadão da Lucinda,me faz recordar da loja Bidu e ao sair do ex calçadão Biscoutos Jacareí,Maria Toledo,Roberto Martins,Galeria dos Presentes, Ao Século 20 Magazine,etc...
17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: