O albor católico raia com a missa da velha guarda, na igreja matriz. Rápida, purificante e discreta (sem grandes exigências aeróbicas e ditirambos), energiza os pecadores para uma excelente jornada ao restante do dia.
Descer a larga escada de pedras eternas ao final do culto e atravessar a Praça Anchieta é mergulhar numa viagem de pura imaginação, regressando aos séculos acumulados na pilha do tempo. Pena que o pipoqueiro e as pombinhas não estejam lá. Só chegam mais tarde.
Parar na banca, encontrar algum conhecido, tudo pertence ao prazeroso ritual. Como eu quero estar informado, compro o Diário de Jacareí. Além dele, também um jornal que fala só de futebol. Para que procurar notícia ruim num dia que começa tão bem?
Enrolo os periódicos debaixo do braço e prossigo em direção à padaria da esquina, o senadinho de Jacareí. Outrora ponto de encontro da 'nomenklatura', ainda é possível encontrar por lá, entre pingados e médias, uma ou outra figura proeminente da finda dinastia do proletariado, saudosa do tempo em que cafuné na cidade era feito com mãos de ferro.
Seguindo o frágil calçamento, é tentador o impulso de descer a Rua Coronel Carlos Porto, mas a livraria ainda está fechada a essa hora e a Loja Massud não existe mais. Cá entre nós, perdeu a graça. Prezado leitor, anote a seguinte profecia - algo me diz que, futuramente, a revitalização do centro terá de começar por ali.
Então, o jeito é virar à direita, na Rua Lucinda Pires, curta travessa que liga a esquina da padaria à Rua Alfredo Schurig. . Lucinda, sou suspeito. És minha rua preferida, a mais charmosa, onde bate o coração afonsino. Para apreciar todas as tuas belezas, basta ter olhos preparados para te enxergar.
A Rua Lucinda Pires não é para qualquer um. Tem vestibular para escolher os apreciadores. Muitos desistem no umbral, guarnecido por uma fileira de mendigos dormitando sob a marquise da imponente loja de peças íntimas encarnadas e ferramentas eróticas. Doravante, o clima esquenta e as emoções afloram. Por enquanto, até semana que vem. Use a imaginação, hierofante leitor.