Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 13/09/2019 às 13h35
Delma: 50 anos de uma obra de amor


BENEDITO VELOSO

No último dia 9 de setembro, a JAM - Jacareí Ampara Menores, a tradicional casa de assistência social comemorou Jubileu de Ouro: 50 anos de fundação.

Em setembro de 1969, um grupo de senhoras lideradas pela primeira dama de Jacareí, Delma Teresa Pereira de Almeida Assad, fundava a JAM (Jacareí Ampara Menores) para atender em salas de aulas alunos 'excepcionais'. Em 1972 ampliou o atendimento com a criação da 'Guarda Mirim de Jacareí'. Por meio de campanhas inaugurou sede própria no bairro São João, em 1977, onde permanece até hoje.

A JAM venceu preconceitos, acreditou na possibilidade de valorizar a pessoa com deficiência e criou projetos para capacitação profissional, artística e esportiva nessa faixa assistencial. A partir de novembro de 2003, o 'Programa de Atendimento ao Adolescente', que substituiu a Guarda Mirim, adequou-se ao 'Projeto Aprendiz', com treinamento teórico e prático, para os adolescentes assistidos.

Nesta história de sucessos e conquistas, a JAM ganhou o prêmio 'Bem Eficiente', em 2002 e 2005, enfrentou desafios, viveu a alegria de ver seus alunos com deficiência em festivais artísticos conquistando excelentes premiações e brilhando em competições dentro e fora do país. Testemunhou a inclusão de centenas de seus adolescentes, no mercado de trabalho, proporcionando a eles uma vida mais justa.

Em 2004 a   JAM iniciou a construção da segunda unidade que, em março de 2012, incorporou o Projeto "Centro Dia" para deficientes intelectuais a partir dos 30 anos de idade; em 20 de outubro de 2016 inaugurou o primeiro andar do mesmo prédio. Hoje ali é desenvolvido um trabalho inteiramente gratuito de atendimento ao Adolescente em projetos de empregabilidade.

Esses 50 anos de sucesso só foram possíveis pelo carisma e perseverança de Delma Assad, que durante meio século mantém o otimismo garra e entusiasmo dos primeiros dias. JAM, uma obra de Amor; Delma, a Guerreira da Paz!

(Texto de Salvador Cabrera, - compilado).

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: