Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 26/02/2018 às 14h58
Crônicas escolhidas e contos clandestinos


BENEDITO VELOSO

Você teria de consultar mais de 2.300 exemplares de jornais de Jacareí e São José dos Campos se quisesse ler a coleção de crônicas, contos e artigos escritos pela filha brilhante de Jacareí Ludmila Saharov. Ela começou a escrever semanalmente para jornais da cidade em 1972 - há 45 anos, portanto. São mais de 2.300 escritos no "O Combate", "O Jacareiense", "Agora", "Valeparaibano" e neste Diário de Jacareí.

Porém, não se preocupe com isso. Basta ter um pouco de paciência para degustar, já mastigadinhos, os melhores trabalhos dessa série cuidadosamente selecionados, pela amiga Dirce Araújo e pela autora em noites e madrugadas revirando o baú transformado em arquivo da produção literária: deve sair este ano ainda o livro "100 crônicas escolhidas e alguns contos clandestinos".

Boa parte dos contos, diz Ludmila, são baseados em histórias que seu avô, Juan Saharov, lhe contava e tem como cenário o campo de refugiados de guerra de Salzburg, na Áustria, onde o patriarca viveu com a família e onde Ludmila Nasceu.  São histórias já testadas por leitores dos citados jornais e que já lhe manifestaram aprovação em várias oportunidades. "Escreva mais dessas histórias do seu avô", era comum ouvir de leitores que se aproximavam dela nas ruas.

Depois, a família imigrou para o Brasil e foi morar algum tempo no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.  Com isto e pelo seu gosto literário, Ludmila teve oportunidade de conhecer escritores em começo de carreira, mas já conhecidos dos leitores e caminhando para o sucesso, como Clarisse Lispector, de quem era vizinha de prédio, Carlos Drummond de Andrade dentre outros. Em São José dos Campos conheceu e conviveu com Ruth Guimarães no que ela chama de "anos dourados da imprensa regional".

Ludmila escreveu oito livros. O último, "Jacareí, Tempo e Memória", foi publicado em 2016. Ela aguarda apenas a solução de alguns "detalhes mundanos" (como se diz na gíria editorial) para a publicação do próximo. Texto e autora já maturados pela convivência com os leitores são garantia de que "100 crônicas escolhidas e alguns contos clandestinos" logo estará deliciando os leitores com "gostinho de quero mais".

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: