Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 07/10/2016 às 11h11
Crianças deixam de ser o futuro do país; são o presente


BENEDITO VELOSO

Quando na década de 1990 assisti ao filme "Rapsódia em agosto", fiquei impressionado com a narrativa de Akira Kurosawa, pela personagem Kane (Sashiko Murase), de que famílias japonesas, àquela época em guerra, sacrificavam crianças para que sobrassem alimentos que seriam enviados aos soldados.  Num rápido giro pela internet vemos quantas crianças continuam vítimas das guerras de todos os tipos em todos os tempos. Crianças soterradas depois de bombardeios, feridas por explosões, mortas na praia por acompanhar família em fuga, e as que sofrem abusos hediondos e assassinatos.

Há também modelos de esperança. Seres que ainda não atingiram a pré-adolescência e já contabilizam feitos importantes mundo afora. "Menino de 11 anos enfrenta trânsito de via expressa para salvar um cachorro de rua; três crianças salvam mulher de ser assassinada" etc., dentre outras manchetes que se vão tornando corriqueiras. Participação precoce infantil na vida adulta.

Como estamos nas festividades do Dia da Criança, destacamos um jacareiense de 9 anos, Gabriel Petersen Macagnan Oliveira, que sagrou-se campeão mundial de jiu-jitsu, na categoria "infantil A", em recente torneio internacional realizado em São Paulo de 13 a 17 de julho.  Gabriel já está inserido de maneira exemplar neste mundo competitivo.

Claro, teve apoio do pai Marcus Vinícius e da mãe, Jennifer, o que nem sempre é possível para os de sua faixa etária, mas em muitos casos não os impede serem "grandes". Apesar da idade, a vida os enxerga prontos.

Gabriel "é muito disciplinado, estudioso e dedicado em tudo o que faz", comenta o pai em entrevista a este jornal em 23 de julho. Para mim, seu exemplo vai além: mostra a necessidade de inserir nas comemorações a necessidade de maior reflexão sobre como relacionar com a criança, que deixa de ser dependente e se torna parceira em muitos aspectos da convivência.

Antes, perguntávamos que mundo deixaríamos para elas quando tornarem-se adultas. Hoje, vemos que as crianças não são mais "o futuro do país"; já são presente.  Gabriel venceu três adversários no certame e tem o mérito de levar-nos a repensar a criança. Para esta coluna, Gabriel é o primeiro Filho Brilhante nascido neste século.

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Marcos Rodrigues   4 anos atrás
que mais filhos brilhantes aparecam nesta jacarei...
15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: