Publicidade
Quarta-feira, 03 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 15/02/2019 às 14h25
Cortinas de Fumaça


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Vaticinaram os cardeais sanguíneos que a prisão do ex-Presidente pacau incendiaria o País. Desde então, as manchetes encarregam-se de confirmar o que parece ser obra do acaso: Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista consumido nas chamas, fogo que destruiu a Usina de Belo Monte, frotas cearenses incineradas pelos cúmplices do crime organizado.

Mais recentemente, enojou quem tem um pingo de pensamento crítico o método pusilânime como a grande imprensa esportiva retratou o incêndio que destruiu o Ninho do Urubu, matando dez atletas adolescentes.

Com o apoio das torcidas organizadas, a mídia passou repetidamente a enganosa impressão de uma tragédia abrupta e que a agremiação futebolística é a principal vítima colhida pelo infortúnio.

Na verdade, não adianta transferir a culpa para o fabricante dos containers. Material inflamável não existe somente no material isolante entre as chapas de aço. Perigo está por qualquer canto. 

Ocorreu ali um crime múltiplo de homicídio culposo e a responsabilidade é do clube hospedeiro e seus dirigentes. Extintores vencidos, 31 multas, interdição descumprida, sistema elétrico com sobrecarga e falta de saídas de emergência configuram a negligência.

Container é compartimento de carga. Seres humanos não deveriam ser alojados ali, notadamente às dezenas em cada cubículo, amontoados insalubremente em beliches enxovalhados.

A realidade das talentosas promessas do futebol brasileiro é a exploração pelo empresário, a exposição ao assédio sexual de treinadores pedófilos, o exemplo imoral do dirigente ganancioso, o abandono intelectual no período noturno das escolas públicas e o consolo nas drogas oferecidas pelas falsas amizades.

Infelizmente, é o caminho relegado a rapazes de origem desfavorecida, mas com talento nos pés. Cá entre nós, uma família amorosa e com um mínimo de condições jamais deixaria seu filho nas garras das pessoas mencionadas no parágrafo anterior.

Faz 130 anos que o Brasil é afligido por uma saraivada de inversão de valores. Triunfam os maus exemplos, safam-se os bandidos, exalta-se o paganismo monetário. Um time de futebol vale muito mais que a vida de dez garotos favelados.

Se um dia o futebol profissional voltar à ativa em nossa querida Jacareí, que seja em diferentes bases. Sinceramente, duvida-se.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: