Publicidade
Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 14/08/2015 às 14h46
Com reforço de Edinho, oposição ganha voz e força na Câmara de Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

DIVISÃO DE FORÇAS
Passado o efeito do 'Furacão Edinho', muita gente aposta no fortalecimento da oposição e até certo equilíbrio nas votações daqui para frente na Câmara Municipal. A conta seria: Maurício Haka (PSDB), Fernando da Ótica (PSC), Edgar Sasaki (DEM) e Valmir (PSD) + Edinho (PMDB) + Pastor Rogério (PRB) = 6 votos. Os outros seis são de parlamentares da bancada da situação. Neste caso, havendo empate, o voto de 'minerva' (leia-se abacaxi) ficaria sempre por conta do presidente da Casa, Arildo Batista (PT). No caso do Pastor Rogério, há fortes indícios de um iminente rompimento a qualquer momento com a administração petista.

DESFILIADA 
A ex-secretária de Esportes e Recreação de Jacareí, Sandra Valéria de Moraes Lopes, deixou o PT na segunda-feira (10). O pedido de desfiliação foi entregue ao partido e encaminhado à Justiça Eleitoral através do marido, Luiz Manoel 'Mineiro', que também solicitou seu desligamento da legenda. Dias antes de se desfiliar do PT, Sandra Valéria recusou um convite feito pelo prefeito Hamilton Mota para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições do ano que vem.

DESEMPREGO
O vereador Fernando da Ótica (PSC) questionou o prefeito Hamilton sobre as medidas que estão sendo tomadas pela atual administração para ajudar os trabalhadores demitidos em decorrência do encerramento ou redução da atividade produtiva industrial, em Jacareí. No documento aprovado em plenário na quarta-feira (12), o parlamentar cita o caso de empresas como a Gates, que reduziu sua manufatura para apenas uma linha de produção, com demissões que, somadas, giram em torno de 70 trabalhadores.

CHERY
O parlamentar cita ainda o caso da montadora chinesa Chery, que iniciou a produção comercial de veículos em fevereiro deste ano, e anunciou recentemente que dará férias coletivas para os funcionários da produção da fábrica. A medida, que deve atingir cerca de 200 dos 470 funcionários da planta, terá início na próxima segunda-feira (17) com previsão de término no dia 5 de setembro.

NINHO TUCANO
O primeiro suplente do vereador Valmir do Meia-Lua (PSD) na Câmara já está de 'casa nova'. Aderbal Sodré, que recebeu 1.157 votos em 2012, filiou-se ao PSDB de Izaias Santana, que lhe assegurou vaga como candidato nas próximas eleições. O líder tucano ressaltou o espírito de colaboração do empresário Marcelo da Pontual (642 votos em 2012) que abriu mão de sua vaga na chapa para dar lugar ao novo companheiro. "O mandato é do Valmir; sou homem de palavra, estou com Izaias, e para não ter mais surpresa, vou para o PSDB", disse Sodré, alertado sobre sua condição legal de suplente diante das regras de fidelidade partidária.

$$$ DE CAMPANHAS
O plenário da Câmara aprovou na quarta-feira (12), em segundo turno, dispositivo que permite às empresas fazerem doações de campanhas aos partidos políticos. O destaque foi aprovado por 317 votos a favor, 162 contra e uma abstenção. Com essa votação, a Câmara concluiu na a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 182/07), que estabelece novas regras para a política.

FALTA SÓ O SENADO
Com a aprovação do dispositivo, fica estabelecido que as empresas só poderão fazer doações aos partidos, enquanto os candidatos só poderão receber doações de seus partidos e de pessoas físicas. Se o Senado mantiver o dispositivo de financiamento de campanhas aprovado pela Câmara, estará constitucionalizado o sistema de financiamento de campanhas políticas no Brasil.

 

 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: