Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 04/03/2016 às 10h33
Carona de lagarto


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Caro leitor, o pior aconteceu. Infelizmente, tudo culpa da Dona Dilma. O cheque especial, os juros do cartão e o crescimento vertiginoso da minha lista de credores obrigaram-me ao inevitável desfazimento dos bens mais valiosos de meu humilde patrimônio. O marco mais lamentável dessa liquidação espontânea foi o leilão do lendário jipe sujo, perseguidor implacável de sicários e garranos.

Com isso, vi-me limitado à felicidade juvenil de novamente andar a pé, que faz bem à saúde. Nas refeições, nada de comer em restaurante, que custa o olho da cara. Por economia, passei a pegar firme na charrua e agora só me alimento da horta cultivada no quintal. Foi nessa messe que conheci o lagartão Jota Teiú, que habita uma toca ali perto.

Vi logo de cara que se tratava de um peralvilho. Vestia fraque escuro com colete xadrez, tudo ornando com a cartola de veludo, o pincenê prateado e bengala com empunhadura de boca de peixe. Tamanho janotismo é sustentado pela atividade de empresário individual. Jota Teiú é autônomo, dedica-se ao transporte de passageiros, pelo Uber. Desde que solidificada nossa amizade, oferece-me constantemente carona até o trabalho.

Seu lombo frio dispensa ar condicionado. Seu ritmo é suave, sem solavancos. Menos cavalgado e mais arrastado, por assim dizer. O serviço tem música ambiente, já que ele assovia repetidamente o Hino de Jacareí durante todo o trajeto. Porém, apesar do luxuoso conforto proporcionado, nem tudo são flores na rotina profissional do Jota. Em razão da crise, dispensou o cobrador e, atualmente, ele dirige e conta a grana ao mesmo tempo. A passagem é paga a peso de carcaça de pernilongo, sua alimentação. Custa três e oitenta, mas ele cogita arredondar em breve para quatro gramas, pois facilitará o troco.

Jota Teiú é vaidoso, porém se traja com marcante simplicidade para trabalhar. Pra mostrar que é do povo, veste uma camisetinha branca de algodão, com detalhes azuis e letras douradas. Sempre a sorrir, orgulha-se de cobrar a tarifa mais módica entre os lagartos transportadores. O amigo Jota Teiú é bicho da cidade - se nela trabalha, é exclusivamente por amor.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: