Publicidade
Sábado, 06 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 30/09/2016 às 09h55
Bom candidato cumpre a lei


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A eleição afonsina é desprovida de segundo turno. Não temos eleitores suficientes. Simultaneamente, não houve pesquisa eleitoral. Uma pena, haja vista que o eleitor inclinado à oposição ficou alijado da possibilidade de exercer o voto útil.

A eleição também é um tiro no escuro para o eleitor simpático aos situacionistas. Ainda que permaneça o mesmo grupo político, muitas mudanças ocorrem com a substituição de um prefeito por outro, tanto para o bem como para o mal, visto que cada governante imprime seu estilo pessoal na administração da cidade, como ficou bem nítido na troca do penúltimo para o atual morubixaba.

Seja quem for eleito, devemos comemorar a possibilidade de discutir temas importantes para o desenvolvimento de Jacareí e, principalmente, de participar diretamente desse processo de escolha, uma conquista democrática árdua e um processo diário de aprendizado dos brasileiros.

Só que, às vésperas do pleito, muitos eleitores ainda não escolheram seus candidatos. Fica a dica: além de analisar as propostas de campanha, convém ao cidadão acompanhar atentamente a conduta do homem público que se propõe ao cargo, bem como de seus correligionários e cabos eleitorais, pois quem descumpre a lei antes da votação inclina-se a agir do mesmo modo depois da vitória.

A distribuição de santinhos só será permitida até sexta-feira. No sábado e domingo, está proibida a derrama em frente aos locais de votação. O eleitor deve repudiar candidatos que agem desta última forma e que não controlam seus apoiadores. Além de tudo, emporcalham nossa querida cidade e prejudicam o meio ambiente. Nesse sentido, a restrição ao excesso de propaganda eleitoral foi um progresso.

A boca de urna e quaisquer atos de campanha no dia de votação também são ilegais. Só será tolerada a manifestação individual silenciosa.  Quem presenciar qualquer atividade proibida deve acionar a polícia ou comunicar o fato às autoridades eleitorais de plantão.

Nossa democracia ainda carece de amadurecimento. Precisamos de leis eleitorais melhores (notadamente, que não mudem ao sabor do vento e a cada eleição), de eleitores mais conscientes e responsáveis, e de políticos honestos, preparados e com espírito público mais evoluído.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: