Publicidade
Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 06/11/2020 às 15h11
Band Vale promoverá único debate em TV com candidatos a prefeito de Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

DEBATE NA TV
Tudo pronto para o único debate que uma televisão regional promoverá com os candidatos a prefeito de Jacareí. Na próxima quarta-feira (11), a partir das 22h45, a TV Band Vale reunirá oito dos 11 concorrentes ao cargo em sua sede, em Taubaté, com mediação do competente Claudio Nicolini. Ficarão de fora: Adílson dos Santos (PSTU), Professor Claudio Leonetti (PMB) e Maurício Haka (PRTB), cujos partidos não possuem o mínimo de cinco representantes no Congresso. É o que diz a legislação eleitoral. 

PRISÃO DE CANDIDATO
Desde sábado (31 de outubro), a 15 dias do primeiro turno das eleições municipais, candidatos não poderão ser detidos ou presos, salvo em caso de flagrante delito. É o que determina artigo do Código Eleitoral. O objetivo da medida é evitar que candidatos passem por constrangimento político e sejam afastados da campanha, o que prejudicaria o equilíbrio da disputa eleitoral. 

TODO MUNDO QUER...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou nas eleições deste ano um aumento de 60,4 mil pedidos de registros de candidatura em comparação com o pleito de 2016. Desta vez, foram 557.342 pessoas com desejo de serem candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Desses, 528.421 tiveram suas candidaturas aceitas pela Corte.

LADO DE FORA
Por outro lado, 17,2 mil candidaturas foram consideradas inaptas. Ou seja, não foram aceitas pelo TSE. Dentre as candidaturas inaptas, 2,3 mil foram cassadas com base na Lei da Ficha Limpa. Mais 2,4 mil candidatos tiveram o partido ou a coligação partidária invalidada; 74 não puderam registrar candidatura por terem sido condenados por abuso de poder e 27 por gasto ilícito de recursos.

RESTRIÇÕES
A maioria teve a candidatura indeferida por ausência de requisito de registro. São condições de elegibilidade, dentre outros requisitos, a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos; o alistamento eleitoral; o domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer; a filiação partidária e idade mínima para o cargo pretendido. Mais 11,6 mil candidaturas aguardam julgamento do tribunal.

REQUISITOS
Segundo dados disponibilizados pelo TSE, 66,5% dos candidatos são homens e 33,5% são mulheres. A maior parte dos candidatos está na faixa dos 40 anos. Sobre o grau de instrução, a maioria (212,3 mil) declaram ter ensino médio completo, 135,4 mil têm nível superior completo e 71,2 mil têm o nível fundamental incompleto. Além disso, 15 candidatos se declararam analfabetos e 17,5 mil leem e escrevem.

CALENDÁRIO
Por causa da pandemia de Covid-19, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia 15 de novembro. Nos municípios que possuem mais de 200 mil eleitores, e que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno (que não é o caso de Jacareí), o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: