Sábado, 17 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 02/11/2018 às 20h24
Banana Prata


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

No mundo existem 193 países. Dedicam-se ao cultivo de banana 125 deles. Não é por acaso, pois a banana é a segunda fruta mais consumida no mundo (a primeira é o tomate - sim, é uma fruta) e a preferida dos brasileiros.

O Brasil ocupa lugar de destaque entre as nações produtoras. É o quarto país no ranking (o primeiro é a Índia), com safra anual superior a sete milhões de toneladas. Portanto, uma senhora república de bananas, à frente até do aclamado Equador.

Quase toda a colheita brasileira é dedicada ao mercado interno. O brasileiro é um voraz comedor de bananas. Mesmo com a invasão de frutas importadas a baixo custo, o consumo das amarelinhas só cresce ano a ano e é atualmente superior a 30 quilos anuais por pessoa.

É incrível, achamos um item fora da liderança de Jacareí. O município que mais produz bananas no Brasil é Bom Jesus da Lapa/BA. Graças a um projeto público de irrigação, o ramo emprega na região mais de 20 mil pessoas. Os embaladores recebem uma média de três salários mínimos de remuneração mensal.

Entretanto, por Estado, o maior produtor de bananas é São Paulo, com destaque para as plantações no litoral sul e na região noroeste. Bahia é o segundo, seguido de Minas, onde a produtividade cresceu mais de 20% em uma década e meia.

A fruta auxilia em regimes alimentares, tem vitaminas C e A, além de potássio (baixa a pressão arterial). E, para quem acha que o trânsito é um grave problema, a banana é rica em fibras e ajuda a normalizar o trânsito intestinal. 

Embora a banana nanica seja mais comum no cardápio brasileiro, a mais saborosa é a prata. Existem segredos para escolha da banana prata: prefira os cachos mais verdes, com bananas mais finas, mais curvadas e com quinas mais pronunciadas na casca. 

Supermercado chique, sacolão de grife e feira badalada não são garantia de banana prata de qualidade. Prefira os mercadinhos com reposição diária. É bem melhor a vendida no Mercadinho Três Amigos que a exposta no Pão de Açúcar de São José.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: