Publicidade
Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 14/05/2021 às 16h47
Ataíde, o veterano das feiras-livres


BENEDITO VELOSO

Quem acha que feirante ¬é profissão condenada a acabar engana-se. Pode sofrer mutações como todas as atividades humanas, mas está longe de sucumbir de vez. A feira 'adapta-se ao tempo e às circunstâncias, dizem os adeptos. E qual o segredo? Um deles 'a humanização do contato com um público fiel, o que compensa o cidadão levantar-se às 4 horas da manhã para que todos tenham verduras, frutas e vários alimentos básicos o mais fresco possível. E, se for bom de conversa, conquistar incontáveis amigos.

Um dos tradicionais - hoje o mais antigo ainda em atividade na meia-dúzia de feiras de Jacareí - é o filho brilhante Ataíde Flora dos Santos. Aos 83 anos ele é o mais antigo. Desde 1998, monta e desmonta a barraca de frutas para servir a clientela dos principais pontos de feira da cidade.

Nascido em Caxambu (MG) trabalhou na antiga Papel Simão (hoje Suzano) em Jacareí e na Fiel, em São José dos Campos. Depois arranjou trabalho na feira, também em São José e durante 3 anos na de Santa Isabel. Foi quando um amigo lhe presenteou com uma balança apropriada e umas tábuas. Era o que precisava para ter o próprio negócio; colocou tudo em cima da Kombi, que tem até hoje, e assumiu uma das 120 barracas que, em média, compõem as feiras de Jacareí.

Segundo Ataíde, feirante é 'uma profissão difícil como a vida', mas tem suas compensações. 'Somos uma família' afirma apontando as barracas em volta com um toque de emoção na voz. Ele já passou por dois enfartes que lhes obrigaram a duas cirurgias no coração - a última em 2015 -, mas é firme em dizer que permanece na feira 'enquanto suportar a barra'. Diz que o movimento caiu um pouco, mas está otimista quanto à volta ao normal. A feira é sua vida, e proporcionou-lhe criar e manter a família e 'é o que me basta' - conclui.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: