Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 31/08/2018 às 15h05
As últimas conversas


RODRIGO ROMERO

Eduardo Coutinho teve uma morte trágica. Começava a editar as filmagens que fez com adolescentes e crianças ao seu novo documentário. Após o falecimento, João Moreira Salles e Jordana Berg, parceiros do cineasta, mergulharam na atividade. Finalizaram 'Últimas Conversas'(2015). A tarefa, difícil porque traumática, porém atrativa porque útil à memória de Coutinho, foi árdua além de tudo.

E o resultado é fascinante. Os entrevistados contam suas histórias de vida, falam de sonhos, futuro, abalos, tristezas e alegrias. EC sabia conversar. É impressionante como em poucos minutos de palavras trocadas deixa os personagens reais à vontade.

Abrem-se de maneira suave, gentil. O diretor de 'Edifício Master' (2002) e 'Cabra Marcado para Morrer' (1984) naquela altura tinha 81 anos, o contraste com os mais novos era um deleite. As câmeras captam a reciprocidade, a cumplicidade entre o plano. Coutinho deseja obter a resposta exata, a emoção confeccionada pelos instantes, os olhares perdidos de quem apenas começa a vida.

Dois depoimentos me tocaram. Rafaela - Amanda. A primeira, a estrada tortuosa e, mesmo assim a ternura nos olhos enche de lágrimas quem assiste. A mãe relapsa, mas 'que deu de tudo pra gente'. O padrasto 'que perdeu a oportunidade que tinha pra ser o pai que eu não tive'.

A outra, a derradeira do filme, é uma graça. 6 anos de idade e uma risada que faria sorrir até o mais frio ser humano. 'E quem é Deus?', indaga EC. 'Ué... Deus é o homem que morreu', diz, na lata, a menina. Percebemos Coutinho se derreter por ela. Quem não? A pureza filmada ali, crua, sem retoques.

'Últimas Conversas' tem ainda o ingrediente dos comentários dele a cada take. 'Falei que tínhamos que ter filmado só criança', reclama, depois de Amanda. Ela se bastava. Amanda - Rafaela. Foi um mestre esse Eduardo Coutinho. Duração: 88 minutos. Cotação: ótimo.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: