Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 12/08/2016 às 14h34
Apenas por cota, partidos preferem candidatas sem chance de se eleger, aponta pesquisa


ANGELO DE PAULA ANANIAS

DISSIDÊNCIA
O candidato a prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB) recebeu, na noite da última segunda-feira (8), o apoio de nove filiados ao PSB local. O grupo declarou o apoio ao tucano em reunião no Diretório Municipal. São eles: Antônio Fernandes, Victor Fernandes, Carlos Tadeu Santos, Tanea Cintra, Marco Oliveira, Beto Teixeira, Mineiro do Bar, Cybele Teixeira e Alceu Magrão.

REAÇÃO
O apoio a Izaias causou alvoroço nas redes sociais. Horas depois do anúncio, em sua página no Facebook, a candidata a prefeita e presidente do PSB em Jacareí, Ana Abreu, disse que os filiados podem ser julgados pelo Conselho de Ética por tal atitude. Ela escreveu: "Os filiados que, por ignorância e falta de ética, apoiarem candidatos de outros partidos e que desconsideram a escolha democrática feita pelo corpo do PSB, serão julgados pelo Conselho de Ética".

PROPINA
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, autorizou a abertura de processos de investigação eleitoral contra o PP e o PMDB. Apresentados na última terça-feira (9) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, os pedidos foram autorizados na noite de quarta-feira (10). A ministra pediu investigação também do PT.

PROPINA II
Os pedidos têm como base informações obtidas em depoimentos de delação premiada, dados por envolvidos na Operação Lava Jato. Os partidos são acusados de terem recebido propina disfarçada em doações eleitorais declaradas oficialmente. Caso as acusações sejam comprovadas, os três partidos podem até perder o registro na Justiça Eleitoral.

EM SÃO JOSÉ
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José realiza um ciclo de encontros com os candidatos a prefeito. O primeiro acontece nesta segunda-feira (15), às 18h30, no auditório da entidade, com o candidato Felício Ramuth (PSDB). Em seguida, também no mês de agosto, a associação ouvirá os candidatos Claude Mary de Moura (PV), Shakespeare Carvalho (PRB) e Carlinhos Almeida (PT). De acordo com a entidade, os encontros com os candidatos Toninho Ferreira (PSTU) e Luiz Carlos Oliveira (PEN) serão agendados para setembro.

MULHER
Pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão, organização social sem fins lucrativos, voltada à comunicação e aos direitos das mulheres, revela que os partidos políticos brasileiros convidam mulheres para concorrer em eleições apenas para preencher a cota mínima exigida por lei. O tema foi debatido na última segunda-feira (8) na capital paulista, no seminário 'Desafios para a Igualdade de Gênero nas Eleições Municipais de 2016'.

EM CIMA DA HORA
Segundo a pesquisa, o convite dos partidos é feito com um ou dois meses de antecedência das campanhas políticas, mostrando o baixo interesse das legendas em formar candidatas com chance real de vitória. Entre as razões que levam essas mulheres a aceitar os convites estão a preocupação em ajudar o partido ao qual já são filiadas, além do gosto pelo desafio. De acordo com o levantamento, as candidatas em potencial são engenheiras, advogadas, professoras, policiais, profissionais da saúde ou líderes de movimentos sociais.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: