Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 31/05/2019 às 15h33
Advogado de Confiança


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Na semana passada, faleceu em Jacareí o decano dos advogados locais, doutor Ivan de Azeredo, pessoa estimada por juízes, promotores, serventuários e colegas de advocacia que tiveram a fortuna de partilhar sua convivência.

Esta coluna não é um obituário, mas abre exceção nesta enlutada oportunidade, porque a coletividade advocatícia é a peça fundamental para formação do harmônico ambiente forense com que é brindada a Comarca de Jacareí.

Doutor Ivan era o profissional exemplar para o exercício do decanato afonsino entre os causídicos. Fina educação, nobreza de gestos, ética generosa e firmeza de caráter eram alguns apanágios de sua notável personalidade vocacionada às liças judiciárias.

Uma particularidade ilustra bem seu perfil: com a passagem dos anos, a fidelidade de seus clientes transmutava-se em confiável amizade. Aliás, um desses tornou-se anacoreta na velhice. Retirado do convívio social, deixou-lhe uma procuração.

Pois, um dia, o recluso morreu. Em seu quarto de hotel, jazia um tesouro de valiosos objetos pessoais. Avisado do falecimento do cliente solitário e alarmado com a responsabilidade, doutor Azeredo trancou a suíte.

Em seguida, chamou o promotor de justiça à hospedaria para fiscalizar a escorreita inventariança dos bens. E, como bom procurador, vestiu um sobretudo masculino à Dick Tracy e começou literalmente uma investigação particular para encontrar os familiares do saudoso autor da preciosa herança.

Meses depois, após encetar ingentes diligências, doutor Ivan finalmente encontrou o único herdeiro, um sobrinho distante, até então alheio ao passamento do eremitão, e que morava condignamente na Cidade Maravilhosa, a quem todas as joias foram entregues.

Por aqueles que o conheceram, Ivan Azeredo deixará saudade e será sempre lembrado pela lisura de conduta, simpatia no trato pessoal e competente defesa dos interesses processuais das pessoas que representava em Juízo.

A coluna desta semana é dedicada ao filho desse estimado homenageado, o psicólogo João Azeredo, também músico e membro da Academia Jacarehyense de Letras, a quem se aproveita para estender condolências aos demais familiares.

A advocacia renova-se com rútilo no Foro e, a cada ingresso de novos aprovados no Exame da OAB, Jacareí é presenteada com o afloramento doutros 'diamantes' d'equivalente jaez.

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Daniel Rosa   2 anos atrás
Quero prestar meu reconhecimento também,em 13/06/2017 Nomeado o novo Presidente da Comissão do Exame de Ordem, Dr. Germano Carretoni,está cuidando de uma causa trabalhista há mais ou menos 20 anos,e agora tenta encontrar os clientes,Antonio Mendes de Assis,onde está?Referente a Falência da Engemac.
17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: