Existem expressões sempre em moda, perdidas no tempo. 'Vox Populi Vox Dei'. Tais ditos são antigos, foram criados em momentos marcantes da História do Brasil e expressam a raiz da alma do nosso povo.
Uma delas é 'ficar a ver navios', que remonta à formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Foi fruto do gênio estrategista de Dom João VI, único monarca por quem Napoleão Bonaparte admitiu ter sido enganado.
Postergadas as ações de guerra por influência das posturas equívocas do Rei português, quando o general francês Jounot invadiu as terras lusitanas já era tarde demais - a Corte havia partido para o Brasil em mais de 60 caravelas e o invasor, das colinas, ficou literalmente a ver navios.
Relembra a historiadora e antropóloga Mary Del Priore (Condessa de Barral, a paixão do imperador. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, pág. 50) que o procedimento do sábio monarca foi exemplar, conceituando-a como "técnica diplomática de ambiguidade e procrastinação", mais tarde imitada pelo Rei Carlos X, da França e Navarra.
Esse fato ocorreu em 29 de novembro de 1807 e a Corte transportada para nossa terra correspondia a cerca de 5% da população lusitana, algo entre 10 e 15 mil pessoas.
A viagem até o Brasil demorou 55 dias, a tripulação e os passageiros passaram por privações alimentícias, precariedade das instalações e uma forte tempestade, próxima à Ilha da Madeira.
A chegada da Família Real Portuguesa representou grande desenvolvimento ao país. Na área cultural e científica, por exemplo, Dom João VI fundou a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico e a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Também trouxe ao Brasil grandes avanços estruturais, como a criação do serviço postal, da Casa da Moeda e a inauguração do Banco do Brasil.
Seu governo também publicou o primeiro jornal daqui, a Gazeta do Rio de Janeiro, informa Leopoldo Bibiano Xavier, em Revivendo o Brasil-Império (São Paulo: Artpress, 1991, pág.187).
Quem analisa Dom João pelas novelas alcoviteiras da Rede Globo e o encara somente como um gourmand de coxa aviária, #ficaadica: está na hora de cair na real.