O lendário jipe sujo cumpriu novamente seu papel. Graças ao empenho cidadão de seu condutor, o ladrão foi perseguido, preso em flagrante delito e levado às barras da lei. Na matemática do crime, um malfeitor a menos no centro da cidade.
Algemado, o bandido perdeu totalmente a compostura. Chorava como uma viúva siciliana. Chegou até a babar enquanto deblaterava por clemência, misericórdia e comiseração, em escancarada falta de decoro marginal. Entrementes, eu divisava e já debicava a vindima da glória. A narrativa da peripécia renderia notáveis efeitos - incredulidade entre meus amigos de pescaria, familiares aflitos, crianças admiradas por conhecer um herói de carne e osso - só para citar alguns.
Foi, então, que parei de pensar em mim e analisei a situação como um todo. Populares empenhados em colaborar com a segurança no centro da cidade, infiltração anônima no combate ao crime, parceria eficiente entre moradores e policiais, atuação profissional e escorreita dos agentes da lei. Tolerância zero contra a criminalidade. Resumo da ópera: vista sob a lente do idealismo, construí uma nova cidade, Jacareí transformada em Nova York.
O Sindicato Rural ostentava a ebúrnea fachada da Sede da Organização das Nações Unidas. A Praça Elvira Lopes Leal tinha o colorido de Times Square. Lá na frente, o Parque dos Eucaliptos e o Parque da Cidade brigavam para ver quem seria o Central Park. Ao fundo, a Avenida Nove de Julho virara Quinta Avenida. Olhei pra cima e a realidade era incrível, até o prédio da Oito FM estava com jeitão de Empire State Building.
Os soldados agradeceram educadamente o empenho dos motoristas que auxiliaram na captura. Na sequência, um deles disse cavo ao meliante: 'A casa caiu'. A sentença estilhaçou o sonho de Nova York. De chofre, e num átimo, fui transportado para Atenas. Não a grega, a paulista. Subi no carro e tomei meu caminho. Adiante, parado no sinal vermelho, vi as tevês à venda no magazine. Todas ligadas no sanguíneo Programa do Marcelo Rezende. Por cautela, fechei os vidros. Aproveitei para travar as portas e segui direto para casa. Bem-vindo a Jacareí.