Publicidade
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 19/02/2016 às 10h44
A Perseguição Implacável Termina


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O lendário jipe sujo cumpriu novamente seu papel. Graças ao empenho cidadão de seu condutor, o ladrão foi perseguido, preso em flagrante delito e levado às barras da lei. Na matemática do crime, um malfeitor a menos no centro da cidade.

Algemado, o bandido perdeu totalmente a compostura. Chorava como uma viúva siciliana. Chegou até a babar enquanto deblaterava por clemência, misericórdia e comiseração, em escancarada falta de decoro marginal. Entrementes, eu divisava e já debicava a vindima da glória. A narrativa da peripécia renderia notáveis efeitos - incredulidade entre meus amigos de pescaria, familiares aflitos, crianças admiradas por conhecer um herói de carne e osso - só para citar alguns.

Foi, então, que parei de pensar em mim e analisei a situação como um todo. Populares empenhados em colaborar com a segurança no centro da cidade, infiltração anônima no combate ao crime, parceria eficiente entre moradores e policiais, atuação profissional e escorreita dos agentes da lei. Tolerância zero contra a criminalidade. Resumo da ópera: vista sob a lente do idealismo, construí uma nova cidade, Jacareí transformada em Nova York.

O Sindicato Rural ostentava a ebúrnea fachada da Sede da Organização das Nações Unidas. A Praça Elvira Lopes Leal tinha o colorido de Times Square. Lá na frente, o Parque dos Eucaliptos e o Parque da Cidade brigavam para ver quem seria o Central Park. Ao fundo, a Avenida Nove de Julho virara Quinta Avenida. Olhei pra cima e a realidade era incrível, até o prédio da Oito FM estava com jeitão de Empire State Building.

Os soldados agradeceram educadamente o empenho dos motoristas que auxiliaram na captura. Na sequência, um deles disse cavo ao meliante: 'A casa caiu'. A sentença estilhaçou o sonho de Nova York. De chofre, e num átimo, fui transportado para Atenas. Não a grega, a paulista. Subi no carro e tomei meu caminho. Adiante, parado no sinal vermelho, vi as tevês à venda no magazine. Todas ligadas no sanguíneo Programa do Marcelo Rezende. Por cautela, fechei os vidros. Aproveitei para travar as portas e segui direto para casa. Bem-vindo a Jacareí.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: