Publicidade
Quarta-feira, 03 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/07/2019 às 13h55
A Medida das Delícias


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O habitante de Jacareí faz questão de comer bem. Ostenta, desde a Revolta do Sal, datada de 1710, tradição histórica de exigir um gostoso tempero à mesa.

Passam-se os séculos, sucedem-se as gerações ('boomers', X, Y, W, Z, Alfa), transformam-se os costumes. Com isso, passaram a ser raras as oportunidades de se almoçar em casa, nos dias de trabalho.

A refeição do lar foi mastigada e engolida pelos restaurantes que cobram por peso. Estes proporcionam aos consumidores vasta gama de opções nutricionais e a liberdade de personalizar a montagem do prato.

Boa parte desses restaurantes com balança de precisão localiza-se no entorno da Praça dos Três Poderes e atrai clientes oriundos do funcionalismo público e serviços afins.

Embora o lendário restaurante do Hotel Piazza tenha fechado quando o prédio todo foi locado à Municipalidade, muitos outros estabelecimentos surgiram para atendimento da demanda gastronômica.

Há clara tendência de se otimizar a utilização dos pontos comerciais. Dois bares noturnos (um especializado em espetinhos e outro de cozinha mexicana) inauguraram repastos a quilo para o horário do almoço.

Ainda engatinha outra sinalização: o crescimento dos cafés na vizinhança. Um micro foi aberto bem ao lado do cartório de registro civil. Como concorrente, o vizinho dos espetos também entrou no ramo.

Eis igualmente o popular café da padaria próxima à esquina da Praça da Matriz, que inaugurou em suas mesas moderno botão rubi de convocação das simpáticas garçonetes, tecnologia de grandes centros.

A somente um quarteirão dali, nos fundos de famosa loja de objetos de charme, para clientela mais requintada, servem-se cafés por métodos diferenciados (prensagem francesa ou moca italiana) e expressos gourmets.

Malgrado o evidente progresso da gastronomia cotidiana afonsina e seu indispensável epílogo cafeeiro, ainda cabem avanços e serão necessárias novas medidas fiscalizatórias.

Ressente-se a exigente comunidade local do trabalho especializado de baristas, profissionais habilitados a maximizar o prazer do tradicional cafezinho, sobretudo nestas célebres faldas da Serra da Mantiqueira.

Também será de boa cautela verificarem os órgãos de proteção do consumidor se o número ostentado nas balanças dos restaurantes é fiel ao peso da comida no prato.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: