Publicidade
Sábado, 08 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 29/04/2021 às 18h46
A mais antiga profissão


BENEDITO VELOSO

A propósito do Dia do Trabalho, qual seria a atividade predominante dos primeiros dias de Jacareí? Claro que me refiro a trabalhos organizados, dentro das possibilidades na época. Provavelmente existiram desde sempre pedreiros, carpinteiros, ferreiros, agricultores, ou seja, atividades sem as quais a sociedade organizada não evoluiria. Uma certeza: a maioria, naqueles tempos, era composta de profissionais homens. Outra certeza: assim que foi possível, professoras e enfermeiras foram as profissões pioneiras exercidas por mulheres. 

Porém existe uma atividade que vem desde os primeiros dias: a de parteira. E nesse campo, marcam os registros algumas responsáveis pela vinda dos primeiros jacareienses ao mundo. Jacareí tem 369 anos comemorados neste 2021. A primeira maternidade no município foi inaugurada em 1946, portanto há 75 anos. Significa que durante 294 anos os jacareienses nasceram nas mãos de parteiras, boa parte mulheres mais velhas pertencentes à família ou eram amigas da parturiente. 

Muitas dessas mulheres tornaram-se naturalmente especializadas nessa atividade, eram mais requisitadas para assistirem aos nascimentos o que provocou naturalmente também o surgimento da atividade das parteiras.

Imagine mais um complicador: as famílias daquela época e até meados do século passado eram compostas por grande número de filhos. Ninguém se admirava em saber que tais e tais casais tinham dez filhos ou mais. Há um registro triste. Jacareí era um município de alto índice de mortalidade infantil até 1946. 

Ludmila Saharovsky destaca em seu livro 'Jacareí Tempo e Memória' dois nomes: Elvira Lopes e Vó Zulmira. A primeira foi mãe do vereador Aldo Lopes da Costa. Dona Zulmira foi responsável pela vinda ao mundo de muitos, e é muito lembrada pelo seu jeito de ser. Ela também trabalhou como parteira na Santa Casa de Jacareí. 

Vó Zulmira atendia os nascimentos 'pra lá da ponte', no bairro São João. Muitas vezes ia a cavalo ou de charrete atender partos que fazia muitas vezes de graça. Filhas Brilhantes, com louvor.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

08 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: