Cai a madrugada eleitoral sobre Jacareí e envolve a cidade nas brumas da incerteza. Abrigados do sereno, os inocentes dormem incautos. Enquanto isso, os anjos da guarda lavoram incessantemente para que as raposas não tomem de assalto o galinheiro.
Na semana finda, com os apanágios de imparcialidade, acuidade jurídica, minudência analítica e benquerença à higiene moral que invariavelmente o caracterizam, o Promotor Eleitoral Carlos Henrique Fontanelli Pereira examinou a sujeira das fichas dos candidatos à curul máxima municipal.
Lega-se, assim, ao eleitorado afonsino, a garantia integral de opções impolutas no exercício do sufrágio que se avizinha, o que muito contribuirá para erigir novas pontes, escolas e hospitais de cidadania neste 'torrão gentil e mui terno'.
O Diário de Jacareí também assentou relevante tijolo nesse monumento social ao inaugurar sessões virtuais diárias de sabatina a cada candidato que estrela o pleito, a começar pelas informações preliminares valiosas das regras eleitorais vigentes.
O primeiro calouro a se apresentar no festival da democracia foi o representante do proletariado mais desfavorecido. Apresentou currículo trabalhador desde tenra idade, é entusiasta da extensão do passe livre de ônibus aos desempregados e demonstrou preocupação com o pequeno comerciante.
Na noite seguinte, a performance foi do nome escolhido pela corrente trabalhista tradicional. Ressaltou sua trajetória na iniciativa privada, anunciou que a Santa Casa passará por uma bateria de exames técnicos com especialistas (em busca de um diagnóstico preciso) e somará esforços para o desenvolvimento do futebol feminino, entre outros itens de sua plataforma.
Seguindo a ordem alfabética dos pretendentes, a terceira vez foi reservada ao partido da mulher, cuja candidatura é masculina. Descreveu-se em terceira pessoa, como Pelé costuma fazer. Doará transitoriamente metade do seu salário à construção de hospital municipal e oferecerá ao gineceu jacareiense a Clínica da Mulher.
Assim como o número de Vereadoras cresceu na atual legislatura, as candidaturas apresentadas em 2020 apontam clara tendência à priorização do cargo de Vice-Prefeito a nomes femininos. Galgados os degraus da acessibilidade social e sucesso profissional, a mulher ora ascende com rútilo à glória política.
Parabéns às filhas brilhantes de Jacareí.