Publicidade
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/10/2018 às 15h58
A FLIJ que Aflige


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

No fim de semana passado, a renovação burguesa realizou a FLIJ - Feira Literária de Jacareí. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal e no Parque dos Eucaliptos cortados. Houve oferta de livros, palestra com escritores, shows musicais e autores deram autógrafos.

Foi grande o fluxo de alunos de escolas públicas durante o dia, na sexta feira. Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ocluíram uma pista da Avenida Nove de Julho e o estacionamento do parque, para garantir a segurança dos pedestres no local.

Ao entardecer, o público foi brindado com a envolvente apresentação do Coral Atívia, regido em duo pela pianista Raquel e a maestrina Marly, com clássicos do cancioneiro popular e da bossa nova. Nem mesmo a garoa fria espantou o público sedento por boa música.

Mais tarde, um escritor gaúcho palestrou sobre o relacionamento de professoras com alunos problemáticos, com base em sua experiência de pai adotivo que leu duas obras sobre o assunto. É também autor de livros infantis. O seu mais recente, cujo protagonista chama-se Lenin, teve um exemplar sorteado, aproveitando-se o ensejo para oportunistas louvaminhas ao número 13.

A palestra mencionada no parágrafo anterior constava da programação sem qualquer restrição ao público em geral, porém o palestrante não fez questão alguma de esconder que a presença de pessoas estranhas aos quadros docentes era pouco bem-vinda.

Embora o sábado tenha passado despercebido, o fim da manhã de domingo reservava como grande evento a mesa redonda entre escritores de Jacareí, conforme possível observar pelos cartazes sobre visibilidade lésbica e genocídio negro que decoravam o salão.

Dois dos três autores participantes disseram-se profundamente inspirados pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano. Também foi louvada a poesia de Angélica Freitas, autora do sugestivo título 'Um Útero É do Tamanho de Um Punho', dos perspicazes versos 'gostava muito de uvas/mas em não havendo uvas/gostava também de bananas'.

Os ausentes à FLIJ pouco perderam: um horizonte desértico de ideias vermelhas e evidente desperdício de recursos públicos para um flerte proselitista da renovação burguesa com os filhotes relegados pela dinastia do proletariado à orfandade ética.

Página virada.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: