Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 17/04/2020 às 14h57
5 curtas


RODRIGO ROMERO

'Daughter', da República Tcheca, é o melhor dos 5 curtas-metragens de animação que concorreram este ano ao Oscar. É sublime, tem toques metafóricos, poéticos até, e intercala solidão e carência como poucas vezes vi. E o mais difícil: transmite tudo isso ao espectador por meio de desenhos.

É a história da filha e do pai que precisam lidar com o distanciamento da relação desde a tenra idade dela. Quando a jovem resgata um passarinho, e ele morre, os problemas aumentam. Segurar as lágrimas é tarefa árdua, assim como em 'Kitbull', outro concorrente.

A simples graça de o roteiro mostrar a descoberta da amizade entre o gato arisco e o pitbull sereno está nos traços. São desenhos marcantes, fortes: o gato com olhos enormes, desconfiados; o cão tem a passividade de quem deseja apenas a paz em sua volta. É comovente.

'Hair Love', do quinteto finalista, é o mais apropriado ao público infantil. É o pai que necessita aprender a pentear os cabelos da filha (ambos são negros) para que possam passear (e mais não falo para evitar spoilers). Os rabiscos singelos nos remetem à ternura e à ingenuidade da criança.

Em poucos minutos atinge o objetivo de emocionar quem quer que seja, dos 4 aos 100 anos de idade. Tanto 'Kitbull' como 'Hair Love' são dos EUA, da Pixar e Sony, respectivamente. Os 2 restantes são produções tensas e que exigem esforço grande por conta das temáticas envolvidas.

O francês 'Mémorable' analisa o passo a passo do casal de idosos que descobrem juntos o Mal de Alzheimer. O desenho tem traços firmes, meio góticos - se forçarmos a barra, lembra deveras as pinturas de Salvador Dali (posso neste instante ter cometido heresia, mas vá lá).

Foi exatamente por causa do desenho que o curta me empolgou pouco. Por fim, o chinês 'Sister' aborda o cotidiano de, ao que parece, uma família comum: pai, mãe e 2 filhos, sendo que o mais velho sente ciúmes da irmãzinha.

Todavia, não se deixe enganar por esta mera introdução. O curioso é que em 2020 foi bem fácil ter acesso aos 5 curtas do Oscar. Se você os procurar no Google não terá dificuldades em encontrá-los, todos na íntegra. Sou fã das animações rápidas.

Os cineastas têm a missão hercúlea de passar à audiência toda sensação de seu blocked em menos de 20 minutos. É atividade para gente grande, sem dúvidas.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: