Publicidade
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 16/04/2019 às 15h17
São Silvestre deverá ser o 1º a receber cadastramento biométrico nos bairros
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil
Cadastro biométrico passou a ser obrigatório para as eleições de 2020

O distrito de São Silvestre (região oeste) deverá ser o primeiro a receber o cadastramento biométrico obrigatório descentralizado para as eleições de 2020. A informação foi confirmada ao Diário de Jacareí por Rodrigo Esteves Grilo, chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral. De acordo com ele, o atendimento deverá ser realizado em um prédio público, provavelmente na Unidade de Saúde do bairro, mas a confirmação do serviço ainda passará pelo ‘crivo’ do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

A descentralização dos serviços, com atendimento em bairros mais distantes de Jacareí, é uma sugestão do vereador Valmir do Parque Meia-Lua (DC), e foi discutida durante encontro do chefe de cartório e parlamentares no último dia 8, na Câmara Municipal, para planejamento das ações locais. 

OBRIGATÓRIO
O cadastramento está sendo realizado em 478 municípios paulistas desde fevereiro deste ano. A Revisão do Eleitorado, como está sendo chamada pela Justiça Eleitoral, termina em 19 de dezembro de 2019, e o comparecimento do eleitor é obrigatório. 

No encontro, o chefe do Cartório da 62ª Zona Eleitoral acolheu as sugestões apresentadas pelos vereadores para facilitar o processo de agendamento e cadastramento. De acordo com os parlamentares a intenção da Câmara é propor a descentralização do serviço com pontos de atendimento nos bairros mais afastados, cujos eleitores possuem dificuldade de locomoção até o centro da cidade.

“Vamos iniciar um projeto-piloto itinerante no distrito de São Silvestre (região oeste), mas somente em maio. Dependendo de como for o resultado desta ação podemos estender a proposta para outros bairros mais afastados”, disse o chefe do Cartório em entrevista ao Diário de Jacareí.

Para vereadores de Jacareí a medida visa auxiliar os moradores em condição de vulnerabilidade social que não possuem condições econômicas para o deslocamento até o Cartório.

“Se os eleitores não têm condições de ir até o Cartório, então que a Justiça Eleitoral vá até eles”, disse o vereador Valmir do Meia Lua (DC), autor de requerimento, que solicitou a presença do chefe do Cartório para reunião na Câmara.

Além de Valmir a reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Abner de Madureira (PR), dos vereadores Juarez Araújo e Paulinho do Esporte (ambos do PSD) e Sônia Patas da Amizade (PSB), além de assessores de gabinete dos vereadores Arildo Batista e Luís Flávio (ambos do PT), Márcia Santos (PV) e Fernando da Ótica Original (PSC).

Conforme números atualizados junto aos cartórios da cidade, Jacareí tem um total de 165.477 eleitores inscritos no município, dos quais 48.725 já fizeram a biometria e não vão precisar fazer novamente.

Cartórios de Jacareí promovem revisão
de cadastro e biometria para eleitores 

A revisão de eleitorado com cadastramento da biometria passou a ser obrigatória para todos os eleitores do município que ainda não tenham feita a coleta dos seus dados biométricos (impressão digital, foto e assinatura digitalizada). De acordo com informações da Justiça Eleitoral, apenas os eleitores que ainda não fizeram a biometria deverão ser cadastrados. 

Conforme números atualizados junto aos cartórios da cidade, na sexta-feira (8), Jacareí tem um total de 166.278 eleitores inscritos no município, dos quais 56.933 (34,24% do total do eleitorado) já fizeram a biometria e não vão precisar fazer novamente. 

Para saber se a biometria foi feita, basta o eleitor verificar seu título. Se nele constar a frase ‘IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA’ no alto, no canto direito do documento, o eleitor já fez a biometria.

Em Jacareí, a revisão, que começou no dia 4 de fevereiro, será realizada até 19 de dezembro de 2019. O eleitor que não fizer a biometria até esta data terá seu título cancelado, e estará impedido de participar das eleições, obter empréstimos em bancos oficiais, efetuar inscrição em concursos públicos, emitir passaporte, CPF, entre outras restrições.

O atendimento está sendo realizado nos dois Cartórios Eleitorais de Jacareí, mas é necessário o agendamento no site do TRE/SP (www.tre-sp.jus.br) para a realização da biometria.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

SERVIÇO ELEITORAL EM JACAREÍ

Cartório da 396ª Zona Eleitoral
Rua Olímpio Catão, 499
(12) 3951-7115
Aberto das 12h às 18h.

Cartório da 62ª Zona Eleitoral
Rua Dr. Waldemar Berardinelli, 86
(12) 3951-9915
Aberto das 12h às 18h.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: