Publicidade
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 09/05/2019 às 10h58
Entidades e partidos políticos divulgam apoio às ações do MP e Justiça no caso Oca
A Redação / Diário de Jacareí
DJ/Imagem
DJ/Imagem
O galpão industrial foi demolido na quarta-feira, dia 1º de maio, por iniciativa da empresa proprietária do imóvel, com sede em São José dos Campos

Vinte e uma entidades representativas dos mais variados setores de Jacareí e região, incluindo partidos políticos como PT, PSOL, PCdoB e PSTU, divulgaram um manifesto em apoio às ações do Ministério Público Estadual. O documento intitulado ‘Manifesto em Apoio ao Patrimônio Histórico e Cultural de Jacareí’ referenda o trabalho da promotora de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Elaine Taborda de Ávila, que pediu o tombamento do prédio situado no complexo da antiga fábrica de móveis Oca, no Jardim Primavera (região leste). Parte do terreno onde não estava situação a construção demolida deverá ser ocupada pela loja de departamentos Havan. 

“Reconhecer, preservar e cuidar de suas referências históricas-culturais, é dever da sociedade e do poder público. Assim também determina a lei municipal Lei nº 4.557, de 26 de dezembro de 2001”, cita trecho do documento. E, enfatiza, afirmando que “um processo de tombamento cumpre várias fases, inclusive audiências públicas. Momento em que é dada à sociedade civil participar da decisão pelo tombamento e de suas características”.

DEMOLIÇÃO
O galpão industrial, bem como toda área de cerca de 55 mil metros quadrados, e que até os anos 70 abrigaram as atividades da antiga Oca, estavam abandonados, com mato por toda a sua extensão, proliferação de animais peçonhentos e presença de usuários de drogas no local. 

Nos últimos anos, após trocar de dono, a área foi alugada pela Prefeitura Municipal, através Secretaria de Infraestrutura, em parte dos governos Marco Aurélio de Souza e Hamilton (PT), e depois devolvida aos atuais proprietários. O galpão industrial foi demolido na quarta-feira, dia 1º de maio, por iniciativa da empresa B.C. Empreendimentos e Participações Ltda, de São José dos Campos, proprietária do imóvel. 

Em entrevista à Rádio Piratininga (AM 750), na terça-feira (7), o prefeito Izaias Santana (PSDB) afirmou que o Município concedeu o alvará de demolição à empresa em março deste ano.  

No dia anterior, porém, a Justiça, através da Vara da Fazenda Pública de Jacareí, concedeu uma liminar a pedido do MP que suspendia qualquer ação de construção, reforma ou demolição do imóvel. Os responsáveis pela área alegam que não foram notificados oficialmente da decisão. 

QUEM ASSINA
As entidades de Jacareí e região, e partidos políticos que apoiam as ações do MP e da Justiça, são as seguintes: ADMAP - Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas sub sede de Jacareí, APEOESP sub sede de Jacareí, Batucaia - Percussão e Cultura Popular, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Central de Movimentos Populares, CSP CONLUTAS Regional Vale do Paraíba, CTB Vale do Paraíba, CUT sub sede Vale do Paraíba, MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Partido dos Trabalhadores de Jacareí 9PT), PCdoB de Jacareí, PSOL de Jacareí, PSTU de Jacareí, Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São José dos Campos e Região, Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região, Sindicato Nacional dos Aposentados (sede de Jacareí), Sindicato dos Trabalhadores do SAAE, Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí e União de Movimentos de Moradia de São Paulo. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (10)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   2 semanas atrás
Junto com o Izaías de Jacareí pois já estão apavorados porque irá perder o cabide de emprego kkkk
Adriano Noronha   2 semanas atrás
Se preocupem o ano que vem iremos expulsar vocês de nossa cidade pra nunca mais voltar, Izaías faz um favor volta pra SP vai ficar lá pois como não gosta dela cidade para de destruir ela e MP a população quer o impeachment desse prefeito já nossa cidade não aguenta mais, e vcs puxa saco vão embora
Adriano Noronha   2 semanas atrás
A cidade está maior bagunça buraco buraco trânsito, falta de remédios, médicos, esporte, mobilidade urbana, vocês só vieram aqui pra brecar o crescimento da cidade, pois iria ameaçar o posto de maior cidade de SJC aí o PSDB vez o que vamos destruir Jacareí pois SJC tem que ser maior, mas não
Adriano Noronha   2 semanas atrás
Só podem ser tucanos mesmo puxa saco desse prefeito que está destruindo Jacareí, vai saber a história para depois falar besteira, graças a Deus por essa promotora e o ministério público que está fazendo de tudo pra evitar que esse prefeito e o PSDB vieram fazer na cidade destruir e destruir
Franccisco Issa   2 semanas atrás
O predio e terreno da OCA nada significam para Jacarei. De onde este pessoal tirou a idéia de que é Patrimonio Historico? Um terreno particular, onde funcionou uma fabrica de Móveis que pertencia a um ex presidente da CBF, o Sr Guiulite Coutinho, que não morava em Jacarei e nada fez pela cidade.
Respostas (1)
Adriano Noronha   2 semanas atrás
Vai saber da história puxa saco do prefeito que só está destruindo nossa cidade
Rafael   2 semanas atrás
Ah tah... de um lado da balanca, empregos diretos e indiretos (esses funcionarios consumiriam o que receberiam), do outro, um predio ridiciulo que ninguem nunca visitou e nunca visitara. Soh esse bando de vermelho pra "apoiar" uma sandice desta. TAVA NA CARA QUE HAVIA DEDO DO PT NO MEIO.
Respostas (1)
Adriano Noronha   2 semanas atrás
Você e muito puxa saco, seu prefeito está destruindo Jacareí e vc vem aqui apoiar
Jairo Holsback   2 semanas atrás
Esses aí também apoiam o Maduro e acham o Lula uma vítima.
Respostas (1)
Adriano Noronha   2 semanas atrás
Vocês são muito puxa saco seu prefeito destruindo a cidade e vc aqui apoiando
22 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: