Domingo, 10 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 01/12/2017 às 15h03
Uma razão para viver


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Mestre Luiz de Oliveira, âncora radiofônico do Panorama Esportivo, empunha a bandeira da valorização do Hino Nacional. Defende, com toda a razão, que música tão importante jamais poderia ser executada em todos os jogos de futebol, por imposição legal. Em vez da atual banalização, deveria ser tocada somente em grandes decisões nacionais e partidas oficiais entre seleções.

O exponente Jean Abdo, eterno presidente da Associação Comercial de Jacareí, prega o fim da discriminação e a abolição de expressões escravagistas. Outra boa causa, com centenas de apoiadores. Apela ao bom-senso para ressaltar que as aparências não enganam, pois todas as pessoas pertencem a uma só raça - a humana.

Realmente, boas ideias são incubadoras dos grandes feitos do progresso social, como também apontou a Mostra de Boas Práticas da Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí, realizada recentemente na Sala Ariano Suassuna. O SUS afonsino congrega atividades inimagináveis ao senso comum, como dança circular e prática de meditação, além de algumas estruturas e serviços exemplares, como as residências terapêuticas a pacientes mentais.

Encenou-se com rútilo por denodados agentes de saúde e voluntários da comunidade uma peça teatral em dois atos, sobre inquietante tema: a prevenção ao suicídio. No intervalo, a secretária expôs sua preocupação a respeito da epidemia autodestrutiva que se espalhou pela antiga sesmaria de Antônio Afonso.  Somente até setembro, registraram-se 90 mortes desse naipe em Jacareí. Ou seja, uma média de um suicídio a cada três dias.

O blocked creditou o triste fenômeno a aspectos de desagregação familiar e às armadilhas da democratização tecnológica, que levam o indivíduo moderno ao isolamento afetivo, independentemente de idade e classe social. Muitos outros fatores poderiam ser acrescentados, conforme a ideologia. Daria um livro grosso.
Embora incansável o trabalho das igrejas, escasseiam referências morais e a maioria das pessoas pouco abstrai além do evidente materialismo. Falta muito de religiosidade e altruísmo no cotidiano para proporcionar a verdadeira paz de espírito e harmonia social.

Talvez se precise do que sobeja nos notáveis Luiz de Oliveira e Jean Abdo – encontrar uma causa para lutar e fazer dela uma boa razão para viver.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

10 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: