Sábado, 19 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 28/07/2017 às 11h38
Três Toques na Madeira


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Macedo Soares foi um líder memorável. Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, organizador da Semana de Arte Moderna, Ministro da Justiça de Getúlio e JK, membro da Academia Brasileira de Letras, ele é homenageado em ruas principais, avenidas centrais e prédios públicos de relevância em muitas cidades brasileiras.

Como Jacareí é sempre o dobro melhor, aqui a lembrança ao forasteiro foi dupla – além da biblioteca municipal, ele é também logradouro no Jardim Santa Maria (Rua Embaixador José Carlos de Macedo Soares).

Já que sua pessoa foi devidamente eternizada com o patronato de uma via aprazível, engrosso as fileiras do movimento social que ecoa em Jacareí para que a biblioteca central ganhe o nome da Professora Thereza Porto Marques, expoente maior da educação afonsina.

Enquanto aguardo para testemunhar a merecidíssima substituição de letreiros, contemplo a bela renovação da fachada do santuário dos livros. Retiraram o símbolo pessoal do governo anterior (a famigerada folhinha verde), pintaram as paredes externas com tonalidades foscas e decoraram a frente do prédio com elegantes vasos de terracota dotados de exótica folhagem sanguínea (bom gosto paisagístico raro até em mansões de madame).

Mais contido elogio merece a área pública lindeira, lastimavelmente. O projeto original do Parque dos Eucaliptos Cortados investiu no estilo rústico, porém precisa de manutenção constante nas portas de entrada e nas cercas para manter o charme da madeira reciclável, que é a proposta. As estacas de eucalipto foram desbotadas pela incidência solar e necessitam uma nova mão de verniz. É trabalho rápido e barato, basta capricho.

Existem dois pontos de ônibus ao redor do parque, próximos às entradas. Multidão circula diariamente por ali, inclusive bandidos e muita gente distraída com celular à mão. Enquanto esta logo vira vítima, aqueles trocam o aparelho por droga nas bocas de fumo do Jardim Paraíba. A polícia prende, fecha, bate metas estatísticas, mas enxuga gelo. Rapidamente, novos focos surgem.

Portanto, evite verificar o telefone no meio da rua. E, para reforçar a prevenção, não custa dar três toques na madeira desbotada do alambrado do parque para invocar a sorte e espantar os ladrões.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: