Domingo, 10 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 24/11/2017 às 15h00
Sensibilização ambiental é preciso


BENEDITO VELOSO

Se há uma coisa que todos temos e está enraizado em nós é vocação para assuntos ambientais. Poderíamos ser mestres nisso, já que somos parte da natureza. É que poucos de nós se dão conta dessa realidade e da necessidade, urgente, de “colocarmos para fora” essa qualidade importante. Isso pode ser conseguido com a ajuda de uma ¬“sensibilização ambiental” de pessoas e entidades especializadas nessa missão.

A maioria de nós confunde conscientização com sensibilização ambiental, ou seja, aquilo que já temos em nós, e só precisamos tomar consciência, com o que precisamos receber de fora em relação ao assunto, e para isto precisamos nos dedicar. A filha brilhante Graciela de Oliveira explica essa realidade enfatizando que a “sensibilização ambiental” pode despertar nossa vocação em agir em paz com a natureza e, assim, nos despertar a consciência ambiental.

Tudo isso para dizer que ou cuidamos do ambiente ou o planeta estará irremediavelmente condenado a se tornar inabitável. Se fizermos o que é certo será prova de que nos preocupamos com nossos filhos, netos e com as gerações futuras que conviverão com eles.

Graciela nasceu em Jacareí de família argentina que veio para a cidade anos atrás. Formada em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara, especializou-se em Educação Ambiental pela Escola Nacional de Botânica, e em Gestão Ambiental pela Universidade Candido Mendes, ambas do Rio de Janeiro.

Há mais de 20 anos ela se dedica à sensibilização de pessoas para a necessidade urgente de adotarem ações concretas de defesa ambiental a começar pelo ambiente doméstico. Nessa cruzada ela exerceu atividades no Rio de Janeiro em prefeituras e outros órgãos oficiais, e atuou também na iniciativa privada, em organizações não governamentais, sempre na área de responsabilidade socioambiental. Desenvolve programas, projetos e materiais pedagógicos.

Atualmente na gerência de educação ambiental da secretaria de meio ambiente de Jacareí, Graciela participou da equipe responsável pela realização do 7º Seminário de Educação Ambiental do Vale do Paraíba, no Viveiro Seu Moura, em Jacareí. Evento que contribuiu, em muito, para a mudança do nosso olhar em relação à natureza. Uma semente que germinará sadia e dará muitos frutos. 

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

10 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: