Publicidade
Sexta-feira, 26 de Maio de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 03/02/2017 às 12h24
Sempre tem alguém


BENEDITO VELOSO

Clarice Lispector disse certa vez que é por causa de uma força maior que o escritor escreve e escreve o que escreve, mesmo sabendo que não sabe o que vai escrever. É como tentar aquietar uma inquietação que exige de maneira irresistível que a produção literária comece um dia e a partir dali não pare mais.

O livro de crônicas do cotidiano, intitulado ‘Sempre tem alguém’, do jornalista e escritor Elton Domingues Rivas, que está em fase final de produção gráfica, é prova clara da rendição a essa força. ‘É a realização de um antigo sonho’ diz com desnecessária modéstia, como se não percebesse que se rende a tal força maior citada por Clarice. Se bem que há momentos em que a ficha cai: ‘atendo a uma espécie de chamamento’, deixou escapar dia destes numa conversa sobre esse primeiro livro. ‘Sempre tem alguém’ reúne crônicas escritas a partir de 2005 e revela as belezas de pequenos encontros que podem trazer grandes revelações. São histórias simples de fatos que movem o trabalho do escritor urbano.

Rivas foi juntando textos num blog que é o seu caderno eletrônico. Ao fazer um levantamento já pensando em materializar a publicação do livro, percebeu que havia material suficiente não apenas para um, mas para três volumes. Selecionou crônicas para o primeiro e esta semana concluiu a revisão do “boneco” (amostragem final enviada pela gráfica) para autorizar a impressão. 

Rivas já se rendeu a outros chamamentos que resultaram em experiências dignas de registro, estas em cadernos de papel. Elas estão nos planos de futuras publicações. Em 1999, como membro de uma ONG (Organização Não Governamental), viveu dois anos entre os povos indígenas Kanamari e Kulina, do Amazonas. Quem falou mais alto na ocasião foi uma espécie de espírito aventureiro solidário que também habita nele. O escritor conta que o mais importante dessa experiência foi mudar sua concepção sobre o indígena, e sua ideia de Brasil; ‘mudou minha vida’ enfatiza.

Elton Domingues Rivas é natural de São Paulo, capital e veio criança para Jacareí, cidade que elegeu para ficar e que o consolidará como destacado filho brilhante.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 MAI
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: