Priscila Maria de Freitas tem um sonho e esperança de vê-lo realizado. Que todos nós, Jacareí e o mundo, estejamos empenhados em viver em uma cidade sustentável. Que a humanidade tenha para si o planeta ideal para viver. Uma cidade sustentável, ela explica, é a que se desenvolve sobre os chamados "cinco pilares da sustentabilidade": social, econômico, ambiental, cultural e espacial. Isto implica viver o melhor possível os momentos de hoje com o pensamento voltado às gerações futuras. Como se vê, a sustentabilidade depende do envolvimento da sociedade como um todo voltado para o mesmo objetivo.
Priscila, escritora, tem um sonho e esperança de vê-lo em parte realizado. Em termos sociais, a sustentabilidade busca desenvolver nas pessoas a cultura do "ser" mais forte que a cultura do "ter". Assim, nós humanos precisamos ser respeitados pelo que somos e não pelo que possuímos. A parte econômica ser vista pelo que o indivíduo pode poupar e recuperar com a geração de novos recursos e não, como hoje, pelo que ele pode consumir e despejar resíduos de toda espécie, já que somos impostos a obedecer a prazos de validade declarados ou subjetivos. A reciclagem de materiais é um bom caminho. Nessa linha de pensar, Priscila escreveu o livro "Direito à cidade sustentável", onde revela essa prerrogativa que temos, mas infelizmente não exigimos quase nada de nós nem dos outros nas cidades.
Priscila, arquiteta e urbanista, tem um sonho que espera ao menos ver o mundo voltado a começar realizá-lo. Em cidades como Jacareí seria preciso mudar quase tudo em quase todas as áreas. Trânsito fluente, calçadas em que todos possam transitar sem riscos, ar respirável, todos os tipos de poluição controlados, dentre outros avanços.
Priscila cidadã tem um sonho que gostaria de ver as pessoas interessadas em pensar realizá-lo não apenas para ela, mas para as futuras gerações - que fatalmente inclui nossos filhos e netos: banir acúmulos de lixo, poluição e destruição do ambiente, que não justificam uma tecnologia que pouco avançou quanto ao respeito ambiental.
Priscila é de Jacareí e leciona urbanismo, na cadeira de Arquitetura, nas Faculdades Anhanguera, enquanto continua sonhando.