Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 04/08/2017 às 14h50
Os Pais de Jacareí


BENEDITO VELOSO

A propósito da semana dos pais, Jacareí tem muitos filhos brilhantes que podem ser considerados “pais” da cidade. Vamos fazer esse exercício de imaginação para podermos homenagear uns poucos em nome dos quais estaremos agradecendo aos muitos pelo que fizeram para que estivéssemos aqui, hoje, relembrando.

Doutor Joaquim  Mourtinho dos Santos, médico português radicado em Jacareí é um deles. Quando, em 1884, seu irmão Martins de Siqueira lhe propôs um título de “Benemérito”, na verdade estava jogando sobre suas costas a incumbência de construir um hospital. Nascia a  santa casa de misericórdia de Jacareí, destinada aos pobres que eram até então desassistidos nessa área.

Mais tarde, dois prefeitos, Francisco Baptista de Moraes (pai do professor Mário Moraes) e Hélio Navarro da Cruz (pai do comerciante Luiz José Navarro da Cruz) foram responsáveis por duas reformas da ponte sobre o Rio Paraíba, que liga o centro ao bairro de São João, naqueles primórdios conhecida como “ponte preta”.

Hélio em 1930 iniciou a obra da reforma, porém o dinheiro acabou e a revolução de 1932 inibiu o reforço de verba. Por isto, coube ao prefeito Moraes terminar a reforma em 1935 porque a gestão de Hélio terminara antes.

Em 1710, Bartolomeu Fernandes Faria fez sozinho a revolução do sal e tornou-se extraoficialmente o primeiro cidadão a defender de maneira ostensiva o consumidor.  Faria juntou capangas, índios e escravos e foi buscar o sal no porto de Santos. “Confiscou”  o produto armazenado para segurar preço – dizem que pagou – e voltou com a turma e o produto da pilhagem para Jacareí; ninguém é perfeito.

Existem nomes que saltam aos olhos nessa lista, como o do professor Simplício, Odilon  Siqueira, Biroca, Padre Ramon Ortiz, Arlindo Scavone, Roberto Cambusano, Mário

Bácaro e outros, muitos outros dos quais falaremos oportunamente.

Para nós, neste momento de data comemorativa, é bom de vez em quando, darmos uma volta pela cidade e vê-la pelo ponto de vista de seus pioneiros que por aqui passaram e já se foram. Uma boa dica é iniciar a caminhada pela antiga estação ferroviária; há  uma vibração nostálgica por lá. Um mistério a ser desvendado.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Marcos Rodrigues   4 mêses atrás
QUE NOSSOS JACAREIENSES ILUSTRES SEJAM SEMPRE LEMBRADOS... ASSIM COMO FAZIA O JOBANITO E AINDA, FAZ O DR. BENEDICTO SERGIO LENCIONI...
11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: