Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 12/10/2017 às 19h34
O vitral do Padre Doutor Ramon Ortiz


BENEDITO VELOSO

Uma das mais importantes autoridades da Igreja Católica, que atuou em Jacareí é reconhecidamente o Padre Doutor Ramon Ortiz, nascido em Jambeiro, no Vale do Paraíba, em 17 de outubro de 1902. Em 1925 ordenava-se e em 6 de janeiro de 1945 tornara-se vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a única então existente no município.

Ramon Ortiz ordenou-se no seminário de Taubaté onde fez curso superior. Depois de ordenado, ele foi para Roma onde cursou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. A Segunda Guerra Mundial acontecia na Europa o que o obrigou a retornar ao Brasil.

Em São Paulo, Ramon Ortiz conheceu padres canadenses que o convidaram a passar uns tempos em seu país e ele aceitou. Assim, alguns anos depois ele voltava doutor Direito Canônico pela Universidade de Quebec e passou a cuidar dos interesses da Igreja em assuntos legais como advogado na Cúria de São Paulo.

O destaque dessas qualidades do filho brilhante Ramon Ortiz serve para valorizar a aceitação de sua parte da tese de que a imagem da Imaculada Conceição, encontrada 300 anos atrás em 12 de outubro de 1717 em águas do Rio Paraíba, em Guaratinguetá (hoje Aparecida), teria saído de Jacareí onde fora lançada no rio para que “protegesse pescadores”. E ele explica, conforme registra o livro “Jacareí Tempo e Memória”, de Ludmila Saharovsky, que essa crença sempre foi generalizada no município.

Para ele, não há dúvida de que, pelas suas características, a imagem encontrada em Aparecida retrata a Imaculada Conceição.  Ele conferiu que a existência histórica da lenda está registrada em livros atas da cidade de Guaratinguetá, de 1717, em razão da visita, naquela época, do Conde de Assumar, preposto do governo de Minas Gerais, a caminho de Vila Rica. Outra evidência é de que pelo rio, até o local, Jacareí é a única cidade que venera a Imaculada Conceição.

Na Igreja Matriz, em Jacareí, existe um vitral que retrata o evento e que foi encomendado pelo próprio Ramon Ortiz quando pároco da Imaculada Conceição. Tomou essa iniciativa, ao ler reportagem a respeito no jornal “O Estado de São Paulo”, da época.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: