Publicidade
Sexta-feira, 27 de Abril de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 28/04/2017 às 11h26
O culpado é você


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A notícia do furto dos exemplares doados à caixa pública de troca de livros da Cruz Vermelha chamou a atenção da sociedade afonsina. Muitos leitores entraram em contato para fornecer pistas à investigação.

Em tese comungada pelo 'restauranteur' Ian Max, o vice-presidente Ivan creditou o delito a um coletor de papel para reciclagem e propôs perdão judicial e muita orientação ao suspeito, que certamente nunca foi à escola direito.

Entretanto, a testemunha Emílio Delfino passou pelo local logo após a subtração e verificou que o meliante deixou vestígios. Em lugar dos livros, depositou folhetos de oração para santinhos desconhecidos do grande público.

A circunstância demonstra que o criminoso é religioso. Coletada a prova, pesquisei tais santos no hagiológio, como faria o mestre Hercule Poirot. Em seguida, lancei a isca que elucidou de vez a autoria da infração, publiquei o texto da semana passada, alertando que as autoridades estavam ao encalço do ladrão.

Nesta semana, como calculado, o larápio não furtou da caixa, sinal inequívoco que se cuida de uma pessoa letrada, com tempo de folga e que lê nosso prestigioso Diário de Jacareí. Não era nenhum carroceiro, como pensava a dupla Ivan & Ian, mas sim um buquinista ou belchior, que abastecia com o butim suas prateleiras ensebadas.

Sabida a profissão, foi fácil desmascarar e prender o contumaz amigo do alheio, já que os santinhos eram da Igreja Católica Bizantina Grega. Portanto, o assassino da literatura comunitária era (e só poderia ser) o único alfarrabista grego de Jacareí, movido também pelo despeito pátrio ante o desenvolvimento cultural afonsino que faz de nosso município uma referência antonomástica para Atenas.

Contudo, caro leitor, a grande surpresa sobreveio ao desvendamento do mistério: depois de relatado o problema nesta coluna, a caixa foi generosamente abastecida por leitores compadecidos. Deixaram ótimos livros, verdadeiras preciosidades.

Manifesta-nos o inefável e vivaz sentimento de pertencer afetivamente a Jacareí quando sentimos a batida do coração da cidade em cada escaninho afonsino, e a amorosa fórmula secreta que nos induz a esse hábito benfazejo está guardada justamente entre as páginas dos livros preferidos de cada jacareiense.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 ABR
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: