Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 28/04/2017 às 11h26
O culpado é você


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A notícia do furto dos exemplares doados à caixa pública de troca de livros da Cruz Vermelha chamou a atenção da sociedade afonsina. Muitos leitores entraram em contato para fornecer pistas à investigação.

Em tese comungada pelo ‘restauranteur’ Ian Max, o vice-presidente Ivan creditou o delito a um coletor de papel para reciclagem e propôs perdão judicial e muita orientação ao suspeito, que certamente nunca foi à escola direito.

Entretanto, a testemunha Emílio Delfino passou pelo local logo após a subtração e verificou que o meliante deixou vestígios. Em lugar dos livros, depositou folhetos de oração para santinhos desconhecidos do grande público.

A circunstância demonstra que o criminoso é religioso. Coletada a prova, pesquisei tais santos no hagiológio, como faria o mestre Hercule Poirot. Em seguida, lancei a isca que elucidou de vez a autoria da infração, publiquei o texto da semana passada, alertando que as autoridades estavam ao encalço do ladrão.

Nesta semana, como calculado, o larápio não furtou da caixa, sinal inequívoco que se cuida de uma pessoa letrada, com tempo de folga e que lê nosso prestigioso Diário de Jacareí. Não era nenhum carroceiro, como pensava a dupla Ivan & Ian, mas sim um buquinista ou belchior, que abastecia com o butim suas prateleiras ensebadas.

Sabida a profissão, foi fácil desmascarar e prender o contumaz amigo do alheio, já que os santinhos eram da Igreja Católica Bizantina Grega. Portanto, o assassino da literatura comunitária era (e só poderia ser) o único alfarrabista grego de Jacareí, movido também pelo despeito pátrio ante o desenvolvimento cultural afonsino que faz de nosso município uma referência antonomástica para Atenas.

Contudo, caro leitor, a grande surpresa sobreveio ao desvendamento do mistério: depois de relatado o problema nesta coluna, a caixa foi generosamente abastecida por leitores compadecidos. Deixaram ótimos livros, verdadeiras preciosidades.

Manifesta-nos o inefável e vivaz sentimento de pertencer afetivamente a Jacareí quando sentimos a batida do coração da cidade em cada escaninho afonsino, e a amorosa fórmula secreta que nos induz a esse hábito benfazejo está guardada justamente entre as páginas dos livros preferidos de cada jacareiense.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: