Publicidade
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 19/04/2019 às 17h00
O céu sem limites


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O último doze de abril representou a comemoração de mais um Dia Internacional do Cosmonauta. Foi nesse dia, há 58 anos, que o Homem pela primeira vez viajou pelo espaço.

Dentre vários predicados de sua notável personalidade, o soviético Iuri Gagarin (sim, é tudo com i) foi escolhido para tripular a minúscula cápsula esférica da espaçonave Vostok 1 graças à sua reduzida compleição corporal (1,57 metros de altura e 69 quilos de peso).

A extravagância atmosférica durou apenas 1 horas e 48 minutos, o suficiente para eternizar o marco histórico e seu destemido personagem principal. 

O astronauta avistou nosso planeta através da escotilha e, em emocionante declaração, informou à base de controle: "A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!".

A nave fez uma volta completa na órbita terrestre a inimagináveis 28 mil km/h, detalhe que certamente assombraria o imaginativo escritor Júlio Verne, pois concretizou uma verdadeira volta ao mundo em apenas 108 minutos.

De volta à atmosfera, Gagarin não aterrissou com o foguete. Expeliu-se a sete quilômetros de altura e voltou ao chão prudentemente de paraquedas. Por um erro de cálculo de 320 quilômetros de distância, ninguém o esperava no deserto do Cazaquistão.

O feito rendeu a Iuri a maior homenagem que um nacional poderia receber em seu país, a medalha de Herói Soviético. Tempos depois, também foi agraciado com a comenda mais importante de sua nação, a Ordem de Lênin, pelos extraordinários serviços de mérito prestados ao país.

Gagarin morreu prematuramente, aos 34 anos, em misterioso acidente, quando pilotava um jato militar. Suas duas filhas ocupam cargos de destaque na Rússia - diretora-geral dos museus do Kremlin e professora de Economia da Universidade de Moscou.

Jacareí é vocacionada a grandes feitos cosmonáuticos. A cidade comporta o mais luxuoso heliponto do Vale do Paraíba e sediou várias etapas do Campeonato Paulista de Balonismo. Além disso, pelo menos dois afonsinos são cientistas na NASA.

Ameaçada remotamente por buracos negros e apagão solar, a Humanidade procura um porto seguro. Um dia, saudosos deste inigualável chão, nossos descendentes haverão de fundar noutra galáxia a Nova Jacareí.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 MAI
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: