Sábado, 25 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 12/05/2017 às 14h46
Neandertais Afonsinos


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Arqueólogos da Universidade da Austrália descobriram que o homem de Neandertal conhecia o uso medicinal da penicilina há 48 mil anos. Ele usava vegetais impregnados do fungo para tratar dor de dente.
Passado e modernidade misturam-se a todo tempo em Jacareí. Atualmente, automóveis de avançada tecnologia compartilham as ruas com milenares veículos de tração animal (carro de boi, charretes).

Mais recentemente, a prefeitura divulgou o cadastro e emplacamento das carroças de tração animal. A medida não deve ser encarada como opção do proprietário, pois é mandamento contido na lei municipal 2841/90.

Como visto no primeiro parágrafo desta coluna, o pretérito tem avanços esquecidos. Doutra banda, como depois exposto, o presente também mantém injustificadas obsolescências, como a tolerância social com os maus-tratos afligidos aos animais.

A lei local está em vigência há mais de duas décadas e ainda presenciamos a utilização de chicotes, animais dirigidos em marcha acelerada, fêmeas gestantes utilizadas no transporte, imposição de cargas superiores a quatrocentos quilos.
Apesar de vedadas pela norma citada, todas as condutas acima são repetidamente praticadas por carroceiros irresponsáveis, que também deixam os bichos pastarem livremente por praças, estradas e terrenos baldios, mais uma infração sem cobro.

A legislação determina a apreensão do animal e do veículo, mas a municipalidade por todo esse longo período desprezou solenemente o cumprimento do seu dever, pois nem sequer dispõe de lugar para isso.

Porém, não basta cumprir a norma. O mundo evoluiu e a mentalidade jacareiense precisa progredir também. Atos nocivos consagrados pela tradição - como queima de livros, escravidão, duelo mortal pela honra - foram um dia banidos em nações civilizadas.

Se tantas profissões boas ou ruins foram eventualmente extintas, não faz sentido suportarmos a persistência de carroceiros. Em sua ampla maioria, e pelo próprio sacrifício inerente à imposição da carga, eles não encaram a dignidade como um atributo a que faz jus o pobre animal que lhes serve.

É insuficiente termos uma vereadora a bradar sozinha contra a crueldade. Existe lei. Falta pagar a dívida histórica. Sem desculpas, já passou da hora de haver uma postura efetiva por parte do poder público local.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: