Quarta-feira, 29 de Março de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 29/01/2016 às 16h27
Maravilhas da Gastronomia Afonsina


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

De vez em quando, uma coluna de jornal precisa tratar de assuntos mais leves, para degustação dos leitores. Afirmo isso porque a maioria dos textos que abriram o ano trouxe críticas ao governo, um tema um tanto indigesto. Então, chega de desgraça, vamos à boa mesa.

Jacareí ocupa privilegiada posição geográfica no mapa gastronômico paulista, cercado de grandes centros e na rota do que há de melhor no Brasil, principalmente em termos de turismo gastronômico de charme (Guararema, Santa Branca, Campos do Jordão, Quiririm), com influência da cozinha de várias etnias. Portanto, temos excelentes restaurantes, com uma ampla gama de opções aos mais exigentes paladares.

Temos dois restaurantes mais conhecidos. Deixo de citar nomes para não fazer publicidade gratuita. No mais famoso, o atendimento e o chope são ótimos, porém o leitor raramente me encontrará por lá, já que bebo com moderação e meu fígado sempre reclama um pouco do tempero daquela casa. No segundo mais frequentado, oferecem uma salada completa admirável, que é muito difícil de encontrar por aí.

A vida pacata em cidade do interior também impõe algumas lacunas. Falta uma sorveteria com sabor mais requintado. O hortifrutigranjeiro é de terceiro escalão (creio que a melhor mercadoria seja direcionada para mercados com maior poder aquisitivo). Não dispomos de uma loja de conveniência da estatura que Jacareí merece. Embora os lanches sejam de estalar os lábios, o setor de veículos gastronômicos também engatinha.

A coqueluche em matéria de cozinha típica de Jacareí é o bolinho caipira. Malgrado tentem, a iguaria é inigualável na região. A Fundação Cultural mandou bem: organizou a feira beneficente do bolinho caipira. Os naturebas fizeram ainda melhor – inventaram de recheá-lo com queijo e promoveram o festival do bolinho caipira vegetariano, em prol dos animais abandonados.

Nada supera o gosto do jacareiense pela comida. O passeio preferido da população aos sábados é ir ao supermercado, comprar vitualhas para saborosos almoços caseiros. No entanto, é preciso estar atento à balança. Preponderam barrigas globosas pela cidade. Outro dia, fui comprar um cinto preto no shopping. Não havia do meu tamanho, só tinha pra gordo.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

29 MAR
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
10/09/2016
O debate na TV Band Vale ajudou você a definir o voto para prefeito de Jacareí?
  • 60%
  • 24%
  • 16%
  • 0%
  • 0%
Logos e Certificações: