Publicidade
Sexta-feira, 23 de Junho de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 31/03/2017 às 17h09
É o momento de dar o primeiro passo


BENEDITO VELOSO

A filha brilhante Maria Luiza Porto Melo, Malu, quer executar em Jacareí um projeto ousado. A Oficina de Ideias. Pelo que ela explica, seria alguma coisa que servisse de elo entre o pioneirismo do passado histórico e a tecnologia do presente para resultar na soma positiva de ambos em futuro próximo. “A memória de uma cidade deveria ser política de governo”, diz ela com entusiasmo juvenil, porém sem esconder a preocupação com o não aproveitamento de ganhos do passado para tornar nosso presente melhor.

Segundo ela, estaríamos mais avançados em progresso se houvesse um cuidado extremo com a preservação de nossos conhecimentos locais. “É preciso preservar a memória no sentido amplo”, diz.  Malu entende que temos prejuízos financeiros com a falta dessa política, mas sofremos perdas irreparáveis por desprezarmos a fonte de conhecimento local que nos legaram. 

Ela cita de passagem um exemplo de algo que se não cuidarmos o tempo apagará da lembrança dos jacareiense, como “a laje da estação rodoviária velha, que é um modelo inédito de engenharia e arquitetura no Vale do Paraíba” por causa do vão livre (sem colunas) de que foi construída. “E ninguém liga para isso”, comenta.

Outra coisa a lamentar é a dispersão de grupos de conhecedores da cidade que existem há mais de 40 anos e poderiam ser balizadores de iniciativas que hoje a cidade pode tomar de maneira mais segura, ser exemplo para outras cidades e úteis para as gerações futuras. Ela, inclusive, tem trabalho realizado para a ONU (Organização das Nações Unidas) sobre contaminação de águas potáveis e que nunca foi aproveitado na cidade. Existem moradores entre nós que são arquivos vivos de Jacareí e que não conversam entre eles sobre o assunto, explica.

Malu tomou algumas iniciativas nesse sentido, como um levantamento da memória fotográfica, procura conversar com as tais ‘memórias vivas’ e leva adiante o projeto “Oficina de Ideias”. Ela acredita que teremos um ganho considerável se nos voltarmos para esse potencial esquecido. “Essa é nossa responsabilidade para com a juventude”, diz. Momento de crise é momento de renascimento, recomposição, revolução, “mas precisamos dar o primeiro passo”.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: