Sábado, 19 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 04/08/2017 às 15h49
CPI da Pró-Lar analisa mais de 3.600 páginas de depoimentos em processo


ANGELO DE PAULA ANANIAS

CPI DA PRÓ-LAR
A Comissão Parlamentar de Inquérito realizou na terça-feira (1º) a abertura dos trabalhos do segundo semestre de processo que apura supostas irregularidades cometidas na gestão da Fundação Pró-Lar durante o exercício de 2016, em Jacareí. Segundo o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Salomon (PSDB), o encontro teve o objetivo de agrupar os dados coletados durante a primeira etapa de investigação realizada em junho, com a avaliação de mais de 3.600 páginas de processo produzido a partir de material coletado em seis horas de vídeos contendo gravações – feitas pela TV Câmara – de depoimentos prestados desde o início das oitivas, em 6 de junho.

DEPOIMENTOS
De acordo com Salomon, não há previsão do número de pessoas que ainda serão convocadas para prestar depoimento até o encerramento da investigação prevista para novembro, com a apresentação de relatório final do trabalho parlamentar. Relatório produzido pela diretoria de Governança e Transparência da Prefeitura, em janeiro deste ano, apontou indícios de irregularidades na Fundação que ultrapassam R$ 1 milhão em contratos firmados em 2016 entre a Pró-Lar e empresas prestadoras de serviços de capina e limpeza de terrenos.

FARMÁCIA POPULAR
Por oito votos favoráveis e cinco contrários, a Câmara acatou o veto total do prefeito Izaias Santana (PSDB) à lei que obrigava farmácias e drogarias da rede privada que participam do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ a publicarem e a disponibilizarem listas de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde nos estabelecimentos credenciados em Jacareí. De acordo com Izaias, o programa “é uma iniciativa da União e não há parceria com o município de Jacareí”, sendo a lei, portanto, inconstitucional.

REDUNDÂNCIA
Ainda segundo o prefeito, o governo federal já disponibiliza lista de unidades do ‘Farmácia Popular’ na página oficial do programa, assim como a lista de medicamentos do ‘Aqui tem Farmácia Popular’ no site oficial do Ministério da Saúde. A justificativa foi rebatida pela autora da lei, vereadora Márcia Santos (PV), durante discurso na Tribuna. A lei havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores em sessão ordinária de 15 de março.

MOBILIDADE
A Câmara também aprovou, por unanimidade, a segunda discussão de projeto que propõe o rebaixamento de calçadas, no mesmo nível da via pública, antes da execução de pintura de faixas para travessia de pedestres em Jacareí. Pela proposta de Valmir do Meia Lua (PSDC), a implantação de faixas de pedestres sem o devido rebaixamento da calçada “não atende às necessidades de pessoas portadoras de deficiência, uma vez que reduz a capacidade de movimento de cadeirantes no espaço público”, enfatizou.

EMPREENDEDORA
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí promoveu, na quarta-feira (2), mais um encontro do Programa Jacareí Cidade Empreendedora, no Instituto Federal de Educação. O evento que, segundo a prefeitura, atraiu cerca de 30 pessoas entre entidades sociais, instituições de ensino e representantes do instituto, promoveu apresentações dos programas Petisco de Buteco, ações de movimento turístico, além do projeto de Revitalização de Fachadas e Comércio. Os encontros são mensais e caso um empreendedor ou instituição queira participar da próxima reunião, é só entrar em contato com a pasta.

NINHO TUCANO
O senador Tasso Jereissati (CE) continuará como presidente nacional interino do PSDB até a escolha de um novo nome para comandar a legenda. A decisão foi anunciada pelo senador Aécio Neves (foto), que permanecerá licenciado do cargo. A ideia, segundo os tucanos, é que o partido antecipe para o fim do ano a renovação do programa do partido e as convenções municipais e estaduais. Pelo cronograma acertado, inclusive com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os tucanos querem fazer até dezembro a convenção nacional do PSDB para renovação de toda a direção do partido e para apresentação do pré-candidato tucano à presidência da República em 2018.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: